Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, em 2015, apontou que 17,9% dos brasileiros são obesos e cerca de 34% tem sobrepeso, ou seja, 51,9% da população está acima do peso. Os dados chamam atenção pelo crescimento significativo do número de pessoas com quilinhos a mais, que em 2006 era de 42%.
Sobrepeso pode provocar o surgimento de doenças cardíacas
Quando o assunto é o peso, é importante lembrar que, antes da obesidade, existe uma faixa intermediária chamada de sobrepeso que também expõe à saúde do corpo a perigos. “O sobrepeso propicia o surgimento da hipertensão arterial por diversos mecanismos, como sobrecarga dos fígados e dos rins e ingestão de alimentos com alto teor de sódio e gorduras”, explica o cardiologista Benjamin Farbiarz Segal.
Outra dificuldade que o sobrepeso pode provocar é a baixa autoestima. Ana Cristina D. Barbosa, de 46 anos, precisou enfrentar o problema para conseguir se sentir melhor. Ela procurou uma nutróloga para encontrar uma solução e, assim, controlar sua ansiedade para comer.
Tratamento contra sobrepeso elevou autoestima de paciente
O tratamento para a perda de peso feito por Ana Cristina teve como base a busca pela diminuição do consumo de alimentos e, ao mesmo tempo, pelo aumento da sensação de saciedade. Segundo a moradora de Paty dos Alferes, no interior do Rio de Janeiro, a médica explicou todo o funcionamento do medicamento no organismo.
Outra preocupação de quem acabou de perder alguns quilos é manter o novo peso. Essa tarefa pode ser bastante árdua, mas é feita com o estímulo do gasto de energia, uma das medidas mais importantes para impedir que o peso volte a subir.
Ana Cristina segue o tratamento há oito meses e o resultado pode ser visto em sua felicidade. “Eu era gorda e não tinha controle sobre minha alimentação. Hoje, sou uma pessoa realizada. Alcancei o objetivo de perder peso e consigo olhar para mim e ver uma pessoa melhor”, afirma.
Foto: Shutterstock