AchèAchè
    search
    Título

    Setembro Dourado: Entenda a importância do diagnóstico precoce de câncer em crianças e adolescentes

    Uncategorized

    Por

    Você já ouviu falar em Setembro Dourado? Essa é uma campanha de conscientização sobre o câncer em crianças e adolescentes, uma doença grave, de vários tipos e que pode ser agressiva com os pequenos. Como o diagnóstico precoce pode contribuir muito para o sucesso do tratamento e para manter a qualidade de vida da criança com câncer, é muito importante se informar sobre o assunto. Para ajudar nessa conscientização, o Cuidados Pela Vida convidou a oncologista pediátrica Silvia Brandalise para uma conversa sobre o tema. Saiba mais!

    Quais são as principais causas do câncer em crianças e adolescentes?

     

    Embora o câncer em crianças e adolescentes seja um tipo de doença grave e que mereça atenção, a boa notícia é que o número de casos não é tão alto, como explica a Dra. Silvia: “O câncer da criança e do adolescente se caracteriza como uma doença rara (1 para cada 38500 casos). Corresponde a cerca de 2% a 3% do total dos pacientes com câncer”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por ano, 215 mil novos casos são diagnosticados entre crianças menores de 15 anos e 85 mil entre adolescentes de 15 a 19 anos. A doença também é uma das principais causas de óbito dos pequenos no Brasil. 

    A oncologista ressalta que os fatores que podem facilitar o surgimento do câncer em crianças e adolescentes são múltiplos: “Na literatura científica, os fatores associados ao desenvolvimento das neoplasias malignas na faixa etária pediátrica (abaixo dos 19 anos de idade), são vários”. Confira os principais citados pela médica: 

    – Exposição ambiental;
    exposição a produtos tóxicos no período pré-natal e/ou pós-natal;
    – idade dos pais;
    – local de trabalho dos progenitores;
    infecções virais na gravidez, como CMV, HIV, mononucleose e hepatite;
    – mutações genéticas familiares que facilitam a carcinogênese (ocorrem em cerca de 2 a 3% dos pacientes pediátricos);
    – exposição às radiações não naturais, como raio-X e radioterapia.

    “O alvo central destes fatores acima mencionados é sempre uma alteração genômica ou epigenética, que danifica o DNA ou o RNA”, explica a especialista.

    Conheça os sintomas apresentados pelo adolescente e pela criança com câncer


    De acordo com a SBP, os principais tipos de câncer nesta faixa etária são a leucemia, os tumores malignos no sistema nervoso central (SNC) e o linfoma. Um adolescente ou uma criança com câncer pode apresentar sinais e sintomas fáceis de observar, como perda de peso em excesso e sem motivação aparente, sangramentos e hemorragias, anemia frequente, inchaço, tontura,
    dores de cabeça, nódulos ou caroços em regiões como pescoço, virilha e axilas, além de cansaço e sudorese noturna. 

    Apesar de serem sinais aparentes, a Dra. Silvia destaca que dificilmente os pais e familiares desconfiam que se trata de um caso de câncer. “Quem faz a suspeita e o diagnóstico de câncer é sempre o médico. A família não tem condições emocionais e técnicas para auxiliar neste tema. O diagnóstico precoce do câncer é fundamental para se obter os melhores resultados terapêuticos”, afirma a médica. 

    Depois do diagnóstico, a criança com câncer deverá se submeter aos tratamentos necessários recomendados pelo oncologista pediátrico, de acordo com o avanço do caso. “Os tratamentos contra o câncer pediátrico podem ser resumidos em quimioterapia, cirurgia, radioterapia, imunoterapia, terapia-alvo e, em alguns casos, transplante de medula óssea”, revela Dra. Silvia. Além desses profissionais, também é importante contar com o acompanhamento de um psicólogo infantil para oferecer suporte emocional à criança com câncer durante o tratamento. 


    Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): 
    https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/setembro-dourado-sbp-destaca-a-importancia-do-diagnostico-precoce-do-cancer-infantojuvenil/ 

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes