search
    Título

    Segurar os gases por longos períodos pode fazer mal à saúde?

    Saúde Gastrointestinal
    Sintomas

    Por Dra. Amanda Buchmann

    15 de maio de 2017

    Um ambiente fechado e cheio de gente pode ser tornar um verdadeiro pesadelo para que está segurando gases. O ideal nessas situações é procurar um banheiro ou um lugar mais vazio e arejado para eliminá-los. O motivo é simples: além do mau cheiro que pode ser provocado e do constrangimento, segurar os gases por muito tempo pode fazer mal para o organismo.

    Segurar gases pode inchar o estômago e causar dor


    “Quando o ar fica preso nas curvas do intestino, você pode sentir cólicas ou dores em pontadas. Esta dor é comum no meio e na parte superior da barriga de cada lado”, afirma a gastroenterologista Amanda Buchmann. Em alguns casos, entretanto, a pontada aparece no tórax e pode até ser confundida com um infarto do miocárdio.

    Mas, os gases podem ficar presos sem que haja interferência do paciente. “Condições que prejudicam o sistema digestivo, como o uso de antibióticos e outros medicamentos  e obstrução intestinal, podem produzir maior quantidade de gases ou retê-los, gerando o ‘inchaço'”, explica a especialista. Esse inchaço é conhecido como distensão abdominal.

    Massagens na barriga podem ajudar a eliminar os gases


    Existem duas medidas simples e que podem ajudar a eliminar os gases: fazer massagens circulares na barriga e ajoelhar no chão abraçando as pernas e pressionando o estômago. Como os gases são formados principalmente a partir da alimentação, por meio da digestão feita por bactérias no intestino, evitar o consumo de alguns alimentos pode diminuir a flatulência.

    “Os gases intestinais, ou flatos, são formados pela ingestão de certos alimentos, como feijão, brócolis, frutas, trigo, batatas, milho e macarrão”, diz Amanda. O consumo de lactose, de bebidas carbonatadas, como os refrigerantes, e de produtos que causam alergias também deve ser evitado porque pode aumentar a produção de gases.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    gases
    infarto
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes