AchèAchè
    search
    Título

    Retinol: Saiba mais sobre esse ativo que auxilia na renovação das células da pele

    Uncategorized

    Por

    Ter uma pele bonita e saudável é o desejo de muitas pessoas. Mas isso não é fácil. É preciso adotar uma série de cuidados na rotina para alcançar este objetivo. A boa notícia é que cada vez mais existem produtos que ajudam a dar a atenção que a pele precisa. Entre esses produtos, os que contêm o ativo retinol merecem destaque. 

    Produtos com retinol promovem a renovação da pele que sofre com acne, manchas e rugas


    “O retinol faz parte de um grupo de ativos derivados da vitamina A. Ele atua nas camadas da pele de maneira distinta, conforme a concentração utilizada. Promove o aumento da reprodução das células da epiderme, causando descamação e renovação. Com isso, já tem sua indicação para
    tratar acne e para reduzir poros e manchas escuras“, afirma a dermatologista Elizabeth Senra.

    Quando utilizado em concentrações moderadas ou na sua forma oral, o retinol também atua na reestruturação da pele e ajuda no tratamento das rugas. “Ele aumenta a vascularização dérmica, que é a camada onde se localizam os fibroblastos com suas fibras colágenas e elásticas, melhorando a fabricação do colágeno e reduzindo a atrofia da pele senil (processo que deixa a pele fina e sem brilho)”, complementa a médica. 

    Substância ajuda no rejuvenescimento da pele


    Graças à versatilidade do retinol e, consequentemente, à possibilidade de utilizá-lo em diversos tratamentos clínicos, é possível encontrar o ativo em uma série de produtos dermatológicos. Ele está presente sozinho ou em associação com outras substâncias (é o caso do silício orgânico, que ajuda a potencializar sua ação) nos mais modernos cremes de rejuvenescimento e em produtos para tratamento da
    pele oleosa, por exemplo. 

    Também é possível obter o retinol por meio da alimentação. “Podemos procurar alimentos ricos em vitamina A, os conhecidos carotenoides. Cenoura, abóbora, tomate e outros são procurados devido ao seu efeito antioxidante”, cita a especialista.


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes