search
Título

Recaídas de depressão: O que muda no tratamento?

Depressão
Sintomas

14 de novembro de 2023

O tratamento da depressão requer extremo cuidado com consumo dos medicamentos e com a adesão às outras medidas propostas pelo psiquiatra. Qualquer falta de atenção pode facilitar uma recaída, que é a piora dos sintomas da doença após um período de melhora. O psiquiatra Giovani Missio explica em que situações a recaída pode acontecer e, a partir dela, o que muda no tratamento da depressão.

 

Mudar a dosagem da medicação sem autorização favorece recaídas


“Durante o tratamento, a recaída geralmente acontece por uso irregular da medicação. Muitos pacientes sentem-se melhores e decidem reduzir a dosagem ou parar de tomar o medicamento por conta própria”, afirma o especialista.

Quando isso acontece, é preciso que o médico busque maneiras de incentivar a adesão ao tratamento. Conversar com o paciente para que ele entenda a importância de fazer o uso correto dos remédios antidepressivos ou outra classe prescrita pode funcionar. A família também deve ajudar, dando apoio ao paciente.

 

Combinar medicações pode evitar novas recaídas


Outra causa de recaída, segundo o médico, é a gravidade do quadro. Há alguns casos em que a
depressão é muito grave e o tratamento indicado acaba não respondendo da maneira esperada, fazendo com que o paciente volte a sofrer com os sintomas.

Nessas situações, será necessário avançar no protocolo de tratamento. “Algumas vezes, ajustando a dose, substituindo medicação ou fazendo combinações de medicamentos, por exemplo: dois antidepressivos, um antidepressivo e um estabilizador do humor, antidepressivo e antipsicótico”, explica Doutor Giovani.

 

Saiba como é possível evitar as recaídas num caso de depressão


Para evitar as recaídas, além de fazer o tratamento corretamente, o paciente deve manter uma rotina de sono, praticar atividades físicas regularmente e se manter longe de álcool e outras drogas. “Fazer a fase de manutenção durante um tempo adequado ou consolidação da melhora após a fase inicial de recuperação é um passo importante para evitar recaídas”, considera o psiquiatra.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Tratamento para depressão ajuda aposentada a enfrentar problemas pessoais

Lidar com um quadro de depressão é não é nada fácil, já que muitas vezes o paciente não tem ânimo para se ajudar ou buscar ajuda. O tratamento, quando seguido corretamente, consegue melhorar a vida de grande parte dos pacientes, mas é preciso engajamento. Pior ainda é quando, além da depressão, o paciente precisa lidar também […]

Artigos
Rugas: por que esses sinais aparecem com a idade?

O aparecimento das rugas é algo tão natural quanto o processo de envelhecimento. Não é por acaso que ambos estão intrinsecamente conectados. Portanto, não tem como evitar que as rugas se manifestem na pele do rosto. Mais especificamente, suas causas são a diminuição progressiva de colágeno e a ação muscular repetitiva que ocorre com o passar dos anos. Fatores […]

Artigos
Pensamentos suicidas: saiba como identificar e ajudar

Cuidar da saúde mental deve ser uma prioridade na rotina de cuidados de qualquer pessoa. Afinal, além dos impactos que ela pode causar, transtornos psicológicos e psiquiátricos também podem representar riscos à vida. Um dos sintomas mais perigosos são os pensamentos suicidas, que precisam ser abordados para que sejam identificados e combatidos da forma mais […]

Converse com um dos nossos atendentes