AchèAchè
search
Título

Quem tem diabetes vive menos? Médico tira dúvida sobre a doença!

Cuidados e Bem-estar
Saúde da Mulher

Por Dr. Luiz Carlos Pereira Junior

19 de outubro de 2023

O diabetes é uma doença crônica comum entre os brasileiros, mas que sempre gera questionamentos nos pacientes que recebem o diagnóstico e em suas famílias. Um deles é se a doença afeta de alguma forma a expectativa de vida. A resposta é uma boa notícia para os diabéticos: com uma série de cuidados com o corpo, é possível manter a qualidade de vida e controlar os sintomas.

Controlar diabetes é fundamental para viver mais e melhor


De acordo com o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior, a expectativa de vida de um diabético depende do sucesso do tratamento. “Tudo depende de um controle adequado da glicose no sangue ao longo da vida e do controle de outros fatores de risco cardiovasculares, como pressão arterial e colesterol”, explica o médico. Quanto mais controlada for a taxa de glicemia, maior será a sobrevida.

Para evitar complicações, é importante que o paciente seja acompanhado constantemente por um especialista, a fim de avaliar o índice glicêmico e ajustar o tratamento de acordo com as mudanças no organismo com o passar do tempo. “É possível viver bem mesmo com diabetes, mantendo uma vida saudável com a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada”, afirma o endocrinologista.

Diabetes pode levar à cegueira


O tratamento do diabetes também envolve a aplicação do hormônio insulina em todos os pacientes do diabetes tipo 1 e alguns do tipo 2. Também podem ser prescritos medicamentos orais nos casos em que as taxas de açúcar no sangue não foram controladas exclusivamente com outras medidas.

“O diabetes descompensado por muitos anos pode levar a complicações crônicas como a retinopatia diabética com perda gradual da visão e podendo evoluir para cegueira”, alerta Dr. Luiz Carlos. Outra complicação capaz de diminuir a qualidade de vida é a neuropatia diabética, condição que pode desencadear um processo de dor crônica, principalmente nos membros Inferiores.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
ansiedade
diabetes
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Ginecologista ou obstetra? Entenda as diferenças entre esses médicos!

Você sabe qual é a diferença entre um ginecologista e um obstetra? Essa dúvida é bastante comum entre pacientes que procuram esses profissionais para uma consulta. Mas, no geral, a Ginecologia e a Obstetrícia são especialidades que caminham de mãos dadas, já que as duas atuam no tratamento e na prevenção de doenças que afetam […]

Artigos
Quais são os efeitos do estresse no organismo?

O estresse influencia na manifestação de diversos problemas no organismo, tanto na parte mental quanto física. O acúmulo dele ao longo da vida contribui para a manifestação de doenças e transtornos sérios, como depressão, hipertensão, ansiedade, infarto, dentre outros. Por isso, é importante evitar ao máximo situações estressantes, o que é difícil na rotina agitada, mas […]

Artigos
Por que diabéticos correm riscos maiores de perder a visão?

O diabetes é uma alteração metabólica de origem múltipla e se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina em exercer adequadamente suas funções, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Mas você sabia que a doença pode afetar a visão do portador? “O diabetes compromete várias estruturas do olho”, afirma o […]

Converse com um dos nossos atendentes