AchèAchè
    search
    Título

    Quem tem asma tem mais chances de desenvolver DPOC?

    Asma e Bronquite
    Sintomas

    Por

    Asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) são duas doenças respiratórias que cursam com sintomas muito semelhantes, mas que com origens diferentes. Enquanto a asma está muito associada a fatores alérgicos e genéticos, a DPOC se manifesta, na maior parte dos casos, sob forte influência do tabagismo. 

    Paciente pode manifestar asma e DPOC ao mesmo tempo


    “Tratam-se de dois quadros diferentes, mas com sintomas muito parecidos. Uma é de causa alérgica e pode ter origem genética (asma). A outra é adquirida pelo vício do tabagismo.
    Quando as duas acontecem juntas, o paciente é mais grave e tem mais chances de crises e de morrer”, informa o pneumologista Mauro Gomes.
    Portanto, um paciente asmático não necessariamente terá maior probabilidade de desenvolver também a DPOC. Contudo, nada impede que ele sofra com as duas doenças, caso adquira o hábito de fumar ao longo da vida. Quando ambos os quadros atuam juntos, os tratamento indicados para cada um deverão ser combinados. 

    Tratamento contra asma e DPOC


    “Os tratamentos da asma e da DPOC devem ser somados nos casos em que o paciente manifesta as duas doenças ao mesmo tempo. É fundamental a adesão plena e regrada ao processo, tendo em vista que as chances de melhora são menores nesta situação específica”, afirma o especialista.

    Para controlar os sintomas da asma e da DPOC, é fundamental, primeiramente, cessar completamente o consumo de cigarro, e depois utilizar medicamentos (com indicação médica) como broncodilatadores e corticóides. Atividades físicas também são indicadas, principalmente aeróbicas (natação, corrida, ciclismo etc), mas nada que exija um esforço excessivo. 

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes