Asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) são duas doenças respiratórias que cursam com sintomas muito semelhantes, mas que com origens diferentes. Enquanto a asma está muito associada a fatores alérgicos e genéticos, a DPOC se manifesta, na maior parte dos casos, sob forte influência do tabagismo.
Paciente pode manifestar asma e DPOC ao mesmo tempo
“Tratam-se de dois quadros diferentes, mas com sintomas muito parecidos. Uma é de causa alérgica e pode ter origem genética (asma). A outra é adquirida pelo vício do tabagismo. Quando as duas acontecem juntas, o paciente é mais grave e tem mais chances de crises e de morrer”, informa o pneumologista Mauro Gomes.
Portanto, um paciente asmático não necessariamente terá maior probabilidade de desenvolver também a DPOC. Contudo, nada impede que ele sofra com as duas doenças, caso adquira o hábito de fumar ao longo da vida. Quando ambos os quadros atuam juntos, os tratamento indicados para cada um deverão ser combinados.
Tratamento contra asma e DPOC
“Os tratamentos da asma e da DPOC devem ser somados nos casos em que o paciente manifesta as duas doenças ao mesmo tempo. É fundamental a adesão plena e regrada ao processo, tendo em vista que as chances de melhora são menores nesta situação específica”, afirma o especialista.
Para controlar os sintomas da asma e da DPOC, é fundamental, primeiramente, cessar completamente o consumo de cigarro, e depois utilizar medicamentos (com indicação médica) como broncodilatadores e corticóides. Atividades físicas também são indicadas, principalmente aeróbicas (natação, corrida, ciclismo etc), mas nada que exija um esforço excessivo.
Foto: Shutterstock