AchèAchè
    search
    Título

    Quem convive com pressão baixa corre menos risco de desenvolver hipertensão?

    Uncategorized

    Por

    A hipertensão é uma doença caracterizada pelos altos níveis da pressão arterial. Segundo o Ministério da Saúde, 90% dos casos da doença são genéticos, mas outros fatores também podem provocar o aumento de pressão. Essa elevação também pode acontecer em quem tem pressão baixa ou os riscos são menores? Confira! 

    Pessoas com pressão baixa podem desenvolver hipertensão


    A cardiologista Caroline Nagano afirma que uma pessoa que convive com um quadro de pressão baixa tem os mesmos riscos de desenvolver hipertensão que uma pessoa com uma pressão arterial considerada normal, ou seja, próxima ao valor de 12 por 8. 

    A especialista destaca que o estilo de vida é um dos principais fatores que podem aumentar ou diminuir o risco de desenvolver hipertensão arterial. “Uma pessoa até pode ter pressão baixa até uma certa idade, porém se é sedentária, tem sobrepeso ou obesidade, tem ansiedade ou sobrecarga de estresse e se tiver alimentação rica em sódio, com o passar dos anos o risco de uma evolução para pressão alta aumenta”, explica a médica. 

    Estilo de vida saudável é essencial para a prevenção e tratamento da hipertensão


    Para a prevenção e o tratamento da hipertensão, o Ministério da Saúde recomenda que alguns hábitos sejam evitados, como fumar,
    consumir álcool e manter uma dieta com quantidades exageradas de sal e gordura. Por outro lado, alguns fatores podem ajudar, como praticar atividades físicas regularmente, controlar o diabetes e manter o peso ideal. 

    Como a maior parte dos casos de hipertensão não apresenta sintomas, a melhor forma de garantir o diagnóstico precoce da doença e evitar suas complicações é por meio de uma medição regular da pressão arterial. Quem tem mais de 20 anos deve verificá-la ao menos uma vez ao ano, mas a frequência deve ser maior se houver casos de hipertensão na família. 


    Dados do Ministério da Saúde:
    https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes