AchèAchè
    search
    Título

    Que medidas podem ajudar a prevenir manchas na pele?

    Uncategorized

    Por

    O surgimento de manchas na pele, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é resultado de um processo conhecido como hiperpigmentação, que provoca o aumento da produção da melanina, a proteína responsável por dar cor aos olhos, à pele e aos cabelos. Para prevenir manchas na pele, é importante tomar alguns cuidados no dia a dia. Veja quais são logo abaixo!

    Protetor solar é fundamental para prevenir manchas na pele


    “Podemos usar antioxidantes tópicos e orais, evitar
    exposição solar do corpo sem protetor e usar o filtro solar mesmo quando não estamos expostos ao sol para prevenir manchas na pele”, afirma a dermatologista Juliana Fonte. 

    De acordo com a médica, o uso do filtro solar mesmo dentro de casa é necessário por causa da ação comprovada da chamada luz azul, emitida por aparelhos eletrônicos. Esta luz, assim como a luz das lâmpadas, pode agravar manchas na pele. 

    Outra medida importante é evitar depilar o corpo com lâminas e ceras. Repetidamente, esses produtos podem agredir a pele e causar manchas. Por isso, dê preferência à depilação a laser, mas se não for possível, passe cremes e hidratantes com propriedades calmantes depois de usar a lâmina ou a cera. 

    Estresse pode piorar manchas na pele


    Por outro lado, alguns hábitos e atitudes podem favorecer o surgimento de manchas na pele, como cita Dra. Juliana: “O uso de ácidos muito potentes capazes de irritar a pele ou mesmo esfregá-la exageradamente, e o
    estresse excessivo, que aumenta a liberação de radicais livres, podem agravar as manchas”. 

    Segundo a especialista, alguns grupos devem ficar mais atentos e redobrar os cuidados para prevenir manchas na pele, como as mulheres e as gestantes: “Durante a gestação, em função dos hormônios, as mulheres ficam mais predispostas a manchas”. Outro grupo que deve ser citado são as pessoas de pele morena ou negra, também mais sujeitas ao problema.

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/hiperpigmentacao/24/

    Foto: Getty Images

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes