AchèAchè
search
Título

Quando a flatulência passa a ser motivo de preocupação?

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

Por Dr. Quelson Coelho Lisboa

19 de outubro de 2023

A produção de gases pelo organismo e sua posterior eliminação resultam da digestão dos alimentos, em um processo considerado normal pelos médicos e especialistas. No entanto, é preciso estar atento a certos sintomas: em alguns casos, gases podem causar dores e a flatulência se tornar um motivo de preocupação que deverá ser investigado.

Excesso de gases deve ser investigado por um médico


“Durante a digestão, o intestino produz, normalmente, uma certa quantidade de gases que são expelidas em forma de flatos. Porém, sempre que a flatulência incomodar a pessoa, ela deve procurar um médico para uma avaliação”, explica o gastroenterologista Quelson Coelho Lisboa.

O excesso de gases, por exemplo, além de embaraçoso, pode indicar um problema de saúde. “O principal motivo para a produção de gases em excesso é alguma intolerância alimentar, principalmente intolerância à lactose ou intolerância ao glúten”, afirma o profissional. Uma das medidas que podem ser indicadas para minimizar os sintomas é retirar essas substâncias da alimentação.

Flatulência associada à febre e dores abdominais é suspeita


Em alguns pacientes, uma grande quantidade de gases pode estar associada à dor abdominal e à prisão de ventre, que podem indicar desde alteração no número de bactérias no sistema gastrointestinal até a presença de parasitas. Há ainda outros sintomas considerados suspeitos: febre, diarreia, perda de peso sem explicação e fezes escuras e com cheiro forte. Em outros casos, entretanto, a flatulência pode ser o único sintoma.

Além da intolerância, a flatulência também pode ser sinal de problemas alimentares. “Outras causas estão relacionadas à alimentação, principalmente com a ingestão de bebidas gaseificadas, como refrigerantes, ou o sorbitol que é um produto natural que funciona como adoçante”, cita Lisboa. A síndrome do intestino irritável, muito associada à ansiedade, também é um problema preocupante e que gera excesso de gases.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
dores abdominais
excesso de gases
febre
flatulência
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Existe alguma posição para deitar que ajude a eliminar os gases?

Por mais que soltar gases seja natural, nem sempre estes são liberados com facilidade, ainda mais quando estão presentes em excesso. Essa dificuldade acaba trazendo incômodo e até mesmo dores abdominais. Para evitar isso, é interessante apostar em alguns métodos simples, como ficar em uma posição que estimule a flatulência.  Descubra qual é a melhor […]

Artigos
Excesso de gases, causas e explicações

Estudos indicam que um adulto pode expelir gases, em média, 20 vezes por dia, a eliminação em excesso pode ocorrer por falta de exercícios físicos,  problemas gastrointestinais ou alimentação. Apesar desse excesso gerar constrangimento e preocupação em algumas pessoas, a gastroenterologista Amanda Buchmann tem uma boa notícia! “Embora a passagem excessiva de flatos ou seu […]

Artigos
Por que o acúmulo de gases no intestino pode causar dores abdominais?

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases. O inchaço é maior conforme a intensidade do acúmulo de gases abdominais, assim como […]

Converse com um dos nossos atendentes