A produção de gases pelo organismo e sua posterior eliminação resultam da digestão dos alimentos, em um processo considerado normal pelos médicos e especialistas. No entanto, é preciso estar atento a certos sintomas: em alguns casos, gases podem causar dores e a flatulência se tornar um motivo de preocupação que deverá ser investigado.
Excesso de gases deve ser investigado por um médico
“Durante a digestão, o intestino produz, normalmente, uma certa quantidade de gases que são expelidas em forma de flatos. Porém, sempre que a flatulência incomodar a pessoa, ela deve procurar um médico para uma avaliação”, explica o gastroenterologista Quelson Coelho Lisboa.
O excesso de gases, por exemplo, além de embaraçoso, pode indicar um problema de saúde. “O principal motivo para a produção de gases em excesso é alguma intolerância alimentar, principalmente intolerância à lactose ou intolerância ao glúten”, afirma o profissional. Uma das medidas que podem ser indicadas para minimizar os sintomas é retirar essas substâncias da alimentação.
Flatulência associada à febre e dores abdominais é suspeita
Em alguns pacientes, uma grande quantidade de gases pode estar associada à dor abdominal e à prisão de ventre, que podem indicar desde alteração no número de bactérias no sistema gastrointestinal até a presença de parasitas. Há ainda outros sintomas considerados suspeitos: febre, diarreia, perda de peso sem explicação e fezes escuras e com cheiro forte. Em outros casos, entretanto, a flatulência pode ser o único sintoma.
Além da intolerância, a flatulência também pode ser sinal de problemas alimentares. “Outras causas estão relacionadas à alimentação, principalmente com a ingestão de bebidas gaseificadas, como refrigerantes, ou o sorbitol que é um produto natural que funciona como adoçante”, cita Lisboa. A síndrome do intestino irritável, muito associada à ansiedade, também é um problema preocupante e que gera excesso de gases.
Foto: Shutterstock