search
    Título

    Quando a flatulência passa a ser motivo de preocupação?

    Saúde Gastrointestinal
    Sintomas

    Por Dr. Quelson Coelho Lisboa

    24 de julho de 2017

    A produção de gases pelo organismo e sua posterior eliminação resultam da digestão dos alimentos, em um processo considerado normal pelos médicos e especialistas. No entanto, é preciso estar atento a certos sintomas: em alguns casos, gases podem causar dores e a flatulência se tornar um motivo de preocupação que deverá ser investigado.

    Excesso de gases deve ser investigado por um médico


    “Durante a digestão, o intestino produz, normalmente, uma certa quantidade de gases que são expelidas em forma de flatos. Porém, sempre que a flatulência incomodar a pessoa, ela deve procurar um médico para uma avaliação”, explica o gastroenterologista Quelson Coelho Lisboa.

    O excesso de gases, por exemplo, além de embaraçoso, pode indicar um problema de saúde. “O principal motivo para a produção de gases em excesso é alguma intolerância alimentar, principalmente intolerância à lactose ou intolerância ao glúten”, afirma o profissional. Uma das medidas que podem ser indicadas para minimizar os sintomas é retirar essas substâncias da alimentação.

    Flatulência associada à febre e dores abdominais é suspeita


    Em alguns pacientes, uma grande quantidade de gases pode estar associada à dor abdominal e à prisão de ventre, que podem indicar desde alteração no número de bactérias no sistema gastrointestinal até a presença de parasitas. Há ainda outros sintomas considerados suspeitos: febre, diarreia, perda de peso sem explicação e fezes escuras e com cheiro forte. Em outros casos, entretanto, a flatulência pode ser o único sintoma.

    Além da intolerância, a flatulência também pode ser sinal de problemas alimentares. “Outras causas estão relacionadas à alimentação, principalmente com a ingestão de bebidas gaseificadas, como refrigerantes, ou o sorbitol que é um produto natural que funciona como adoçante”, cita Lisboa. A síndrome do intestino irritável, muito associada à ansiedade, também é um problema preocupante e que gera excesso de gases.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    dores abdominais
    excesso de gases
    febre
    flatulência
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes