A depressão é uma doença psiquiátrica que atinge mais de 17 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. Procurar ajuda médica para fazer o tratamento é fundamental para garantir que o paciente depressivo recupere sua qualidade de vida. No entanto, todo cuidado é pouco, já que mesmo seguindo o tratamento à risca, o paciente pode sofrer recaídas e reincidências.
Na recaída, o paciente piora durante o tratamento da depressão
Alguns pacientes e familiares de pessoas com depressão podem se confundir com o significado desses termos. Quem esclarece as diferenças entre as duas situações é o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt: “Eu considero recaída quando o paciente melhorou, mas diante de um período de resposta ao tratamento, acaba tendo uma piora”.
Já a reincidência, segundo o profissional, corresponde aos casos em que o paciente apresenta uma boa melhora e tem alta do tratamento, mas volta a ter depressão depois de um tempo. Muitas vezes, os responsáveis pela reincidência são os eventos estressores, como perda do emprego, pressão no trabalho, dificuldades financeiras, divórcio, morte de um familiar e até outras doenças.
Reincidência pode ser evitada com vida mais saudável
Para impedir que esses problemas aconteçam, é importante adotar algumas medidas. “Na recaída, terapia, usar a medicação adequadamente, hábitos saudáveis de vida e exercícios físicos”, recomenda o especialista. O paciente deve frequentar o consultório médico com regularidade para avaliar a eficácia do tratamento e a necessidade de mudanças na dosagem dos medicamentos e em outras abordagens.
Para evitar a reincidência, o indivíduo depressivo não deve abandonar o tratamento antes do tempo indicado pelo psiquiatra e deve seguir com uma rotina saudável, buscando ambientes leves de trabalho e de estudo, adotando os hábitos da higiene do sono, praticando atividades físicas, se alimentando adequadamente e tratando outros problemas de saúde.
Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 10573
Foto: Shutterstock