AchèAchè
    search
    Título

    Qual é a relação entre a pele oleosa e o entupimento dos poros?

    Uncategorized

    Por

    A relação entre pele oleosa e entupimento dos poros consiste, basicamente, na produção excessiva de sebo – o “óleo” que deixa a pele com aspecto oleoso. O sebo é produzido naturalmente pela pele e tem sua importância, mas em grandes quantidades resulta no entupimento dos poros e nas complicações decorrentes disso.

    “A pele oleosa costuma produzir mais quantidade de sebo que o normal, o que é ruim para a saúde da pele. Com este excesso, os orifícios de saída (poros) do sebo produzido na camada mais profunda da pele podem ficar obstruídos”, informa a dermatologista Gabriella Albuquerque.

    Complicação do entupimento dos poros


    Segundo a especialista, o
    entupimento dos poros gera algumas complicações, como a dilatação dos orifícios, deixando a pele com aspecto marcado por poros visivelmente dilatados. “O tratamento contra o excesso de oleosidade da pele deve ser diário, feito ainda nas fases iniciais. Quando se passa muito tempo, fica mais difícil reduzir os poros dilatados”, explica a médica.

    O excesso de oleosidade na pele também está muito associado ao surgimento de acne. Por isso, é indicado sabonete especial contra oleosidade no tratamento de espinhas. O uso de sabonete normal pode provocar desequilíbrio pela diferença do pH do produto em relação ao pH da pele. Isso poderia resultar em infecções. 

    Importância da oleosidade


    Contudo, é importante ter em mente que a falta de oleosidade também pode ser um problema. Isso porque a
    oleosidade em quantidade adequada contribui para criar uma barreira protetora à pele. O ideal é achar um ponto de equilíbrio no qual não haja excesso nem falta de sebo na pele. Para isso, deve-se manter um nível mínimo de hidratação rotineira.  

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes