A tosse é um sintoma presente em diversas condições e doenças, desde inflamação da garganta até pneumonia e asma. Em alguns casos, o sintoma pode ser muito frequente e acaba se tornando um verdadeiro incômodo, provocando falta de ar, impedindo uma pessoa de dormir bem e atrapalhando seu bem-estar.
Xarope ajuda a diminuir tosse e irritação na garganta
Para amenizar o desconforto causado pela tosse, os pacientes podem recorrer ao uso de xaropes. “Para a melhora sintomática da tosse, os xaropes podem aliviar muito os pacientes e podem ser usados de acordo com seu modo de ação para cada tipo de tosse”, afirma a otorrinolaringologista Cristiane Mayra Adami.
Existem dois tipos de tosse. A seca é aquela em que não há catarro e costuma ser resultado de alergias, asma, inflamação da garganta e também casos de gripe em que já não há mais catarro para ser expelido. Já a tosse produtiva é aquela em que há a presença de muco e é geralmente um sintoma de infecção bacteriana ou viral, como gripe e resfriado.
Cada xarope combate um tipo de tosse
Cada xarope é específico para um tipo de tosse e, por isso, atua de uma maneira diferente, o que é importante observar na hora da compra. “Existem xaropes expectorantes e fluidificantes para a tosse produtiva, antitussígenos de ação central para a tosse seca e xaropes antialérgicos que auxiliam na melhora da tosse com sua sedação”, explica a médica.
Entretanto, Cristiane alerta para a necessidade de procurar um especialista para verificar o que está causando a tosse, especialmente se estiver acompanhada de outros sintomas: “Os xaropes para tosse não devem ser usados indiscriminadamente. Eles aliviam os sintomas, mas é preciso sempre investigar a causa da tosse para tratá-la adequadamente e evitar possíveis complicações”.
Foto: Shutterstock