AchèAchè
search
Título

Como age o xarope expectorante no nosso corpo?

Cuidados e Bem-estar
Gripe e resfriado

Por

19 de outubro de 2023

A tosse é uma resposta do organismo diante da presença de substâncias e microrganismos nos pulmões, na garganta e no nariz. É um reflexo de defesa benéfico que ajuda a expulsar agentes estranhos que irritam as vias aéreas e que podem causar problemas de saúde. Entretanto, em alguns casos, a tosse deve ser analisada por um médico porque pode ser sinal de algo mais grave.

Xaropes expectorantes aumentam a produção de muco


Existem diversas doenças que podem provocar a tosse, como aponta o pneumologista Ciro Kirchenchtejn: “A tosse pode ser um sintoma de um resfriado, tuberculose, asma, câncer e até refluxo gastroesofágico”. É importante procurar um médico se a tosse persistir por mais de duas semanas, se houver catarro com sangue ou catarro espesso e se estiver acompanhada de outros sintomas, como febre e falta de ar.

Para tratar a tosse com muco, os xaropes expectorantes podem ser utilizados. O xarope irrita a mucosa, que acaba estimulando as glândulas do aparelho respiratório a produzirem ainda mais catarro. Essa maior quantidade da substância facilita seu transporte pelas células ciliares e pela tosse em direção à garganta. Depois, bastará eliminar o muco. A tosse deverá diminuir e parar quando não houver mais catarro.  

Xaropes devem ser usados somente depois de consultar um médico


A tosse pode ser bastante incômoda e pode provocar dificuldade em dormir, dor no tórax e ser extremamente antissocial. Em muitos casos o paciente logo recorre ao uso dos xaropes para aliviar o sintoma. Porém, segundo o pneumologista, os xaropes expectorantes, assim como qualquer outro medicamento, não devem ser tomados sem a devida orientação médica.

O diagnóstico feito por um especialista permite, não só controlar o sintoma, mas também diagnosticar a causa da tosse e tratá-la diretamente. Além disso, alguns xaropes possuem substâncias que podem gerar complicações, como reações alérgicas, se não forem usados corretamente.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Gripe na gravidez: conheça os riscos e saiba como se prevenir

Durante a gestação, as respostas imunológicas da mulher encontram-se diminuídas para evitar que o corpo materno considere o feto como um corpo estranho e então o rejeite. Porém, com esta redução fisiológica da imunidade, o organismo materno possui maior dificuldade para combater certos microrganismos causadores de doenças, como a gripe, e torna-se mais vulnerável a […]

Artigos
Por que a voz pode ficar rouca quando estamos com a garganta inflamada?

É comum que a inflamação na garganta resulte em uma alteração na voz, fazendo com que ela fique rouca. Porém, nem sempre uma inflamação na garganta deixa a voz desse jeito. Isso acontece quando a inflamação acomete as cordas vocais, estruturas que se localizam na laringe e são responsáveis pela emissão de som.   “A […]

Artigos
Febre: Por que esse sintoma causa calafrios no paciente?

A febre consiste na elevação da temperatura corporal acima de 37,8ºC e possui diversas causas. A mais conhecida e temida é a infecção, mas esse sintoma também tem relação com inflamações, doenças crônicas autoimunes e uso de medicações. É comum a febre ser acompanhada de calafrio, que são contrações rápidas e involuntárias dos músculos, gerando […]

Converse com um dos nossos atendentes