AchèAchè
search
Título

Quais são os riscos de comer ovo para quem tem colesterol alto?

Coração
Meu Corpo

Por Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

19 de outubro de 2023

O colesterol, dividido entre o “bom” HDL e o prejudicial LDL, é uma gordura presente em diversos alimentos de origem animal, como a carne. O aumento exagerado de LDL na corrente sanguínea coloca a saúde do corpo em risco, aumentando as chances de infartos e AVCs. O ovo também é um alimento rico em colesterol, que muitas vezes é considerado um grande vilão na dieta de quem está com as taxas de LDL elevadas. Afinal, quem tem colesterol alto pode comer ovos?

 

Comer muito ovo pode elevar o colesterol

 


Alguns cuidados com a alimentação podem ajudar a levar os índices de colesterol para um patamar adequado. Um deles é a diminuição do consumo de ovos. “Todos os alimentos de origem animal, como carnes, laticínios e ovos, são ricos em colesterol. Os ovos não são proibidos, mas devem ser consumidos com moderação”, aconselha a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto.

De acordo com a especialista, é importante também reduzir o consumo de café, guaraná e refrigerantes, especialmente do tipo cola. Essas bebidas têm grandes quantidades de substâncias que contribuem para o aumento da pressão arterial, ou seja, uma combinação perigosa quando combinada com o colesterol alto.

 

Alimentos ricos em fibras ajudam a controlar o colesterol

 


Quem tem problemas com colesterol ou quer se prevenir pode dar preferência aos alimentos com fibras. “Aumentar o consumo de fibras é fundamental para reduzir o colesterol ruim do sangue. Essa substância está presente em frutas, vegetais, legumes e alimentos integrais”, afirma a médica. Praticar atividades físicas regularmente também é uma excelente medida para impedir o aumento do colesterol, além de produzir benefícios para o corpo em outros aspectos.

Os peixes, ricos em ômega 3, assim como aveia, soja, noz, castanha, vinho e óleos extraídos de vegetais, também ajudam a controlar o índice de colesterol, desde que consumidos com moderação. O consumo de fitoesteróis, seja na alimentação ou por meio de suplementos, também pode ajudar na redução dos níveis de colesterol no sangue.

Os fitoesteróis auxiliam na redução da absorção de colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
alimentação
colesterol alto
Compartilhamento

Em destaque

Proepa Uni
Seu coração agradece!
Auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos.

Posts relacionados

Artigos
A hipertensão também afeta os jovens ou é uma doença de pessoas mais velhas?

A hipertensão afeta indivíduos de diferentes faixas etárias. Como se trata de uma doença multifatorial, que se manifesta pela influência de diversos motivos, a probabilidade de atingir uma gama ampla e variada de pessoas acaba sendo grande. Porém, os fatores que justificam a hipertensão em pacientes jovens não são os mesmos relacionados a pacientes de idade […]

Artigos
O que é demência vascular? Saiba mais sobre o quadro que tem relação com a hipertensão

A demência vascular é caracterizada por alterações de comportamento e pela perda da memória. É uma condição causada por problemas na circulação do sangue, mais especificamente, bloqueio do fluxo sanguíneo para o cérebro – chamado de micro-oclusões – ou devido às sequelas causadas por um AVC (acidente vascular cerebral). Entenda qual é a sua relação com […]

Artigos
Pressão arterial ideal em idosos: Quais são os níveis ideais?

Por mais que durante muito tempo tenha se estabelecido que o nível da pressão arterial aceitável nos idosos pudesse ser maior do que nos adultos de faixas etárias inferiores, hoje os especialistas adotam outro discurso. Os níveis recomendados para a pressão arterial dos idosos deve ser equivalente aos associados a um adulto de 20, 30, 40 ou […]

Converse com um dos nossos atendentes