search
Título

Quais são os riscos de comer ovo para quem tem colesterol alto?

Coração
Meu Corpo

Por Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

26 de abril de 2017

O colesterol, dividido entre o “bom” HDL e o prejudicial LDL, é uma gordura presente em diversos alimentos de origem animal, como a carne. O aumento exagerado de LDL na corrente sanguínea coloca a saúde do corpo em risco, aumentando as chances de infartos e AVCs. O ovo também é um alimento rico em colesterol, que muitas vezes é considerado um grande vilão na dieta de quem está com as taxas de LDL elevadas. Afinal, quem tem colesterol alto pode comer ovos?

 

Comer muito ovo pode elevar o colesterol

 


Alguns cuidados com a alimentação podem ajudar a levar os índices de colesterol para um patamar adequado. Um deles é a diminuição do consumo de ovos. “Todos os alimentos de origem animal, como carnes, laticínios e ovos, são ricos em colesterol. Os ovos não são proibidos, mas devem ser consumidos com moderação”, aconselha a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto.

De acordo com a especialista, é importante também reduzir o consumo de café, guaraná e refrigerantes, especialmente do tipo cola. Essas bebidas têm grandes quantidades de substâncias que contribuem para o aumento da pressão arterial, ou seja, uma combinação perigosa quando combinada com o colesterol alto.

 

Alimentos ricos em fibras ajudam a controlar o colesterol

 


Quem tem problemas com colesterol ou quer se prevenir pode dar preferência aos alimentos com fibras. “Aumentar o consumo de fibras é fundamental para reduzir o colesterol ruim do sangue. Essa substância está presente em frutas, vegetais, legumes e alimentos integrais”, afirma a médica. Praticar atividades físicas regularmente também é uma excelente medida para impedir o aumento do colesterol, além de produzir benefícios para o corpo em outros aspectos.

Os peixes, ricos em ômega 3, assim como aveia, soja, noz, castanha, vinho e óleos extraídos de vegetais, também ajudam a controlar o índice de colesterol, desde que consumidos com moderação. O consumo de fitoesteróis, seja na alimentação ou por meio de suplementos, também pode ajudar na redução dos níveis de colesterol no sangue.

Os fitoesteróis auxiliam na redução da absorção de colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
alimentação
colesterol alto
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes