search
Título

Quais são os riscos associados ao uso indiscriminado do narguilé?

Pulmão

Por Dr. Luis Renato Alves

19 de outubro de 2023

O narguilé é um dispositivo apreciado especialmente pelos jovens. Funciona como um cachimbo d’água, uma espécie de alternativa ao cigarro. No entanto, o que muitos desconhecem é que o narguilé pode trazer problemas à saúde, como câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares.  

O que é narguilé? Como funciona?


O narguilé é utilizado para fumar tabaco aromatizado. Ele é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante por meio de uma mangueira. De acordo com o pneumologista Luis Renato Alves, estudos associam o uso do dispositivo ao desenvolvimento de câncer de pulmão, boca e bexiga, aterosclerose, doença coronariana, doença periodontal e doenças respiratórias, além de expor os usuários a uma concentração de nicotina capaz de causar dependência.

O dispositivo é aceso com o uso de carvão, que também é inalado por quem utiliza o narguilé. O tabaco é colocado entre o carvão, que irá aquecê-lo, e a água, que irá resfriá-lo. O resultado é a produção de uma fumaça bastante tóxica e prejudicial à saúde. “Além de ter todos os efeitos tóxicos do cigarro, os principais problemas relacionados ao narguilé são a intensidade de exposição aos produtos tóxicos, que é maior que no cigarro”, alerta o médico.

O narguilé faz mais mal que o cigarro


“A exposição à nicotina e a outras substâncias tóxicas é maior que no consumo de cigarro devido ao número maior de tragadas”, afirma o pneumologista. Segundo o profissional, em média, a cada vez que o narguilé é usado, são feitas aproximadamente cem tragadas, o que corresponde ao fumo de cem cigarros.

Os perigos não param por aí. Quem utiliza o narguilé, além da intensa toxicidade do tabaco, pode estar exposto a doenças infectocontagiosas, como herpes, hepatite C e tuberculose, por causa do compartilhamento do bocal entre os usuários que podem estar contaminados por essas doenças.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Um paciente pode ter asma e bronquite ao mesmo tempo?

Asma e bronquite muitas vezes são confundidas por parecerem bastante, mas na verdade são quadros distintos. Inclusive, um paciente com asma pode apresentar bronquite ao mesmo tempo. O principal causador da bronquite é o tabagismo, então se um paciente com asma possui esse hábito, por exemplo, pode acabar sofrendo com os dois problemas. “Se o […]

Artigos
Enfisema: O dano causado nos pulmões pode ser revertido?

A DPOC, doença pulmonar obstrutiva crônica, é um conjunto de doenças respiratórias que, segundo o Ministério da Saúde, lesionam o corpo humano sistemicamente. O enfisema pulmonar é uma das principais doenças que fazem parte da DPOC. Identificá-lo precocemente é muito importante para o sucesso do tratamento e a manutenção da qualidade de vida. Veja como […]

Artigos
Depois de recorrer até a simpatias, professora controla asma com medicação

A asma é uma doença que pode surgir logo nas primeiras semanas depois do nascimento. Nesta faixa etária, o sistema imunológico ainda está em formação e, portanto, mais fragilizado, o que acaba dificultando o controle dos sintomas nos bebês e nas crianças com asma. A professora Katia S., de 44 anos, sabe bem o que […]

Converse com um dos nossos atendentes