search
Título

Quais são os riscos associados ao abandono do tratamento de endometriose?

Endometriose
Saúde da Mulher

Por Dra. Jordanna Sant'Anna Diniz e Moura

3 de novembro de 2023

A endometriose é considerada uma doença crônica, o que significa que pode durar vários anos ou até mesmo a vida inteira. Por isso, é necessário que você mantenha o tratamento contínuo. Não tratar o problema ou interromper o tratamento cedo demais pode não apenas fazer com que os sintomas persistam, mas se tornem ainda mais complicados.   

 

Riscos de abandonar o tratamento da endometriose

 

“Ao abandonar o tratamento da endometriose, você poderá sofrer com uma maior evolução da doença, com piora dos sintomas e aumento no grau de complexidade cirúrgica, caso haja necessidade deste tipo de intervenção”, informa a ginecologista Jordanna Sant’Anna Diniz.

A endometriose ocorre quando o tecido que reveste o interior do útero começa a aparecer fora da cavidade uterina, alcançando os órgãos da pelve (ovários, bexiga, intestinos, trompas). Ainda não se sabe ao certo os motivos que levam esse tecido a aparecer externamente e nem a cura definitiva. Mesmo assim, seguindo o tratamento adequado, com engajamento, você terá boas chances de anular os sintomas.

 

Sintomas e tratamentos da endometriose

 

Os principais sintomas da endometriose são dor em geral (cólica intensa constante, dor durante e após o ato sexual, dor para urinar e evacuar) e dificuldade para engravidar ou até mesmo infertilidade. Como não há cura, o foco do tratamento é amenizar o desconforto e, dependendo do caso, aumentar as suas chances de conseguir engravidar.  

O tratamento da endometriose a ser adotado depende dos sintomas manifestados por você e da gravidade dos mesmos. Primeiramente, são recomendados medicamentos que controlam a dor e retardam a progressão da doença. Também pode ser indicado o tratamento cirúrgico (videolaparoscopia), caso o quadro esteja mais avançado. 

 

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
Dor crônica
saúde feminina
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Endometriose: cólicas muito fortes podem causar desmaios nas pacientes?

O crescimento do endométrio (tecido que compõe a parede interna do útero) fora da cavidade uterina, caracteriza uma doença chamada endometriose. Durante o ciclo menstrual, quando a fecundação não acontece, parte do endométrio é eliminada na forma de menstruação. No entanto, nos casos da doença, as células do tecido endometrial fora da cavidade uterina também […]

Artigos
O que são cólicas menstruais? Por que elas acontecem?

Todos os meses, as mulheres em idade reprodutiva sentem dores que surgem da região abaixo do abdômen e que podem se espalhar pela barriga. São as cólicas menstruais, chamadas pelos médicos de dismenorreia, que fazem parte do ciclo menstrual. O incômodo, geralmente, é leve, mas algumas mulheres podem sentir pontadas mais fortes. Cólica menstrual é […]

Artigos
Quais sintomas ajudam um médico a diagnosticar uma paciente com endometriose?

A endometriose é uma doença que acomete muitas mulheres e normalmente causa sintomas bastante incômodos. O principal deles é a dor, que pode se manifestar em diferentes áreas do corpo. Esse desconforto muitas vezes é intensificado durante o ato sexual, especialmente quando há penetração. “Normalmente são relatadas cólicas intensas, dor pélvica, dor ao urinar, dor […]

Converse com um dos nossos atendentes