search
    Título

    Quais são os nutrientes mais importantes para o sistema imunológico?

    Baixa Imunidade

    Por

    Quem não quer manter o organismo forte e ficar bem protegido contra doenças oportunistas que insistem em aparecer quando estamos vulneráveis? Uma das melhores maneiras de atingir esse objetivo é por meio da alimentação e não é difícil.

    Comer, comer… Comer, comer… É o melhor para poder se defender!

    Dentre os diversos nutrientes que podem ser consumidos pelas pessoas para deixar o corpo fortalecido, alguns deles se destacam, como as vitaminas C e D, o ferro e o zinco. “A vitamina C é um importante antioxidante para o organismo e a vitamina D atua na modulação das células de defesa”, destaca a imunologista Laira Vidal.

    Em contrapartida, existem aqueles alimentos que podem prejudicar as nossas defesas e que se tornam verdadeiros vilões. É preciso evitar as gorduras saturadas, refeições pobres em vegetais e, associado a isso, abandonar o sedentarismo, realizando atividades físicas com regularidade.

    O consumo de bebidas alcoólicas também deve ser descartado na busca por uma vida mais saudável e para espantar as doenças. “As bebidas levam a um estresse oxidativo das células devido à desidratação”, avisa a médica.

    As doenças oportunistas

    Mas quais são essas doenças que se aproveitam de um sistema imunológico enfraquecido? É possível citar várias enfermidades, no entanto, segundo a Dra. Laira, as campeãs nos consultórios são pneumonia, sinusites bacterianas, infecções de vias aéreas superiores (resfriados comuns), amigdalites e as infecções ginecológicas de repetição (candidíase e cistite).

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes