Quando chega o verão, não pensamos muito antes de correr para praia ou piscina para se refrescar. As altas temperaturas nos fazem querer cair dentro d’água enquanto houver sol. Mas é preciso ficar de olho nos horários que você escolhe para não prejudicar a saúde da sua pele.
Devemos evitar a praia entre 10h e 15h
Não devemos brincar com os raios solares, dependendo da hora que você estiver curtindo um refresco, eles podem ser muito nocivos. A recomendação médica é frequentar locais expostos ao sol no início da manhã ou no fim da tarde. “Devemos evitar a exposição solar no período entre 10h e 15h”, afirma a dermatologista Ana Carolina Sangenetto Fernandes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Caso você esteja na praia ou piscina neste horário mais perigoso para sua pele, é imprescindível a proteção solar com muito cuidado. Além da aplicação frequente do filtro solar, procurar um lugar com sombra, fazer uso de óculos escuros, camiseta e boné são orientações bem-vindas.
“Os protetores solares devem ser aplicados com a pele seca, sempre após os mergulhos, e reaplicados de hora em hora”, recomenda Dra. Ana Carolina, que lembra que as pessoas nesta situação também precisam se manter hidratadas, bebendo bastante água.
Tomar sol por 15 minutos é o suficiente
Quantas horas de exposição solar são consideradas saudáveis para as pessoas? Você já pensou nisso? Para aquelas que não possuem uma contraindicação médica, o tempo necessário para a síntese de vitamina D pelo corpo é bem curtinho.
“O recomendado é expor pernas e braços por um período de aproximadamente 15 minutos por dia, sem o uso de protetores solares”, diz Ana Carolina.
Foto: Shutterstock