search
    Título

    Quais são os perigos específicos do verão para a saúde da pele?

    Uncategorized

    Por

    O verão é conhecido pelas altas temperaturas e pelas praias e piscinas lotadas. Durante essa época do ano, a maior exposição aos raios ultravioletas produz efeitos que são sentidos diretamente na pele. É preciso protegê-la dos perigos dessa estação amada por uns e odiada por outros.

    Câncer de pele requer atenção durante as estações mais quentes

     

    Um dos maiores riscos à saúde da pele durante o verão é o desenvolvimento do câncer. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de mortes causadas por esse tipo da doença aumentou 55% em 10 anos. Além disso, é o tipo de câncer mais frequente no Brasil e a estimativa para 2016 era de 175 mil novos casos.
    Há ainda outros perigos causados pelo sol, como reações inflamatórias que vão além da vermelhidão, como alerta a dermatologista Gabriella Albuquerque: “Isto pode desencadear doenças de natureza imunológica em algumas pessoas, como reações alérgicas, lúpus, porfiria cutânea tarda e outras dermatoses.” A descamação e a ardência da pele são outros inconvenientes da exposição ao sol.

    Vitamina C e águas multifuncionais minimizam e recuperam danos causados pelo sol

     

    Ao enfrentar o sol, um velho e importante aliado deve entrar em ação. O uso do filtro solar deve ser sempre incentivado, aplicando-o no mínimo 30 minutos antes da exposição à luz solar. A médica também lembra da proteção por meio de sombras, como uso de chapéus e de barracas de praia, além de permanecer em ambientes cobertos.
    Segundo a dermatologista, as águas multifuncionais também promovem benefícios à pele. “Uma dica é aplicar a água antes de se expor ao sol, para ajudar a criar um filme protetor na pele e atenuar a transpiração”, afirma Gabriella. Vale lembrar que o uso da água dermatológica também é interessante após o banho de sol, pois ajuda na recuperação da pele – saiba a diferença de água dermatológica para água termal.
    A profissional também recomenda a aplicação de produtos com vitamina C antes do filtro solar, já que esse nutriente auxilia na proteção e otimiza a ação dos filtros.
    Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes