O hospital é um ambiente de recuperação para os pacientes internados. Qualquer visita deve ser feita com muita atenção aos cuidados com a higiene e também ao comportamento. Os visitantes devem respeitar as diretrizes de cada instituição para não incomodar o paciente e garantir que sua saúde não seja comprometida.
De acordo com o angiologista Jayme Ramos, cada setor de um hospital tem suas próprias regras, que variam de acordo com o estado dos internados e os riscos relacionados às doenças: “Há setores que não permitem acompanhantes, por exemplo, e existe uma razão para isso. Tentar burlar essas regras pode causar prejuízo aos pacientes do setor”.
Horário de visitas ajuda o paciente a se recuperar
O horário de visitas é uma medida importante para que o paciente possa descansar adequadamente depois de um exame ou de um procedimento cirúrgico. Converse sempre com o médico responsável antes de ir ao hospital para descobrir a melhor hora para uma visita. Em caso de dúvidas, os funcionários da instituição estão disponíveis para ajudar, mas devem sempre ser tratados com educação.
Os cuidados com a higiene também são importantes, principalmente quando o paciente está com o sistema imunológico debilitado. Lave as mãos com água e sabão e utilize álcool em gel se estiver disponível. Não passe perfumes fortes para não causar enjoos ou reações alérgicas e evite levar flores como presente.
Evite levar crianças e idosos a hospitais
O comportamento dos visitantes pode impactar a saúde dos doentes, tanto positivamente quanto negativamente. “Um paciente abandonado no hospital pode ser levado a uma piora da doença e até a um quadro de depressão. Há casos de familiares que pensando estarem fazendo o bem para seus doentes, acabam piorando o quadro”, afirma Ramos, citando pessoas que levam comida em horários inadequados e acabam provocando a suspensão de um exame ou procedimento invasivo.
Esses cuidados são ainda mais importantes quando os visitantes são crianças pequenas. “Os bebês e as crianças até certa idade ainda não têm seu sistema imunológico totalmente formado e podem acabar contraindo doenças hospitalares se tiverem contato com as mesmas no hospital”, diz o especialista. Leve-as a um hospital apenas para visitas a familiares muito próximos. A regra também vale para os idosos que, muitas vezes, têm a imunidade comprometida.
Foto: Shutterstock