AchèAchè
search
Título

Quais são os benefícios do sal marinho para a saúde?

Hipertensão
Sintomas

Por Carla Cotta

19 de outubro de 2023

Dizem que o sal é um dos ingredientes que mais prejudicam a saúde, mas na verdade, o produto é fundamental para o funcionamento do organismo. O problema está no consumo excessivo dessa substância. “O sódio é um mineral importante para a saúde, mas há um limite de consumo. Ele está presente no sal comum e também no sal marinho”, afirma a nutricionista Carla Cotta.

O sal marinho não tem aditivos químicos

Os diferentes tipos de sais são classificados de acordo com a composição, o processamento e as características dos grãos. O sal de cozinha é o mais utilizado na culinária e é processado para remover impurezas. Já o sal marinho é raspado da superfície de lagos de evaporação e não é tão processado nem tem aditivos químicos, reservando boa parte de seus nutrientes e microminerais.  
O consumo do sal marinho pode substituir o sal grosso em churrascos e no tempero das carnes e o sal de cozinha no preparo dos alimentos do dia a dia, devido às menores quantidades de sódio. Essa troca ajuda a reduzir o risco de desenvolver insuficiência renal, complicações cardiovasculares e outros problemas.

Sal marinho em excesso pode fazer mal

O sal marinho auxilia o organismo a manter o equilíbrio da quantidade de nutrientes e de água necessários para o metabolismo. Quem pratica exercícios físicos ou se expõe bastante ao sol não deve deixá-lo fora da dieta, já que ele ajuda a repor o sódio eliminado por meio do suor.
Mas, até mesmo o excesso de sal marinho pode fazer mal à saúde. Segundo Carla, o brasileiro consome cerca de 14 gramas diariamente, quando o ideal são, aproximadamente, seis gramas. “O exagero aumenta as chances de desenvolver hipertensão arterial. Esse quadro atrapalha o pleno funcionamento do organismo e pode causar sobrecarga cardíaca”, alerta a profissional.

Newsletter
Tags
alimentação
sal
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Sal grosso x refinado: há diferença na quantidade de sódio desses ingredientes?

O consumo excessivo de sódio, elemento encontrado no sal de cozinha, tem sido considerado um importante fator de risco para a hipertensão arterial e associado a complicações cardiovasculares e renais. Seu consumo, portanto, deve ser feito com cautela e priorizando sais com menos sódio. Mas, comparando sais bastante utilizados no dia a dia, como o […]

Artigos
Quais são as principais mudanças físicas que o corpo enfrenta quando alcança a meia idade?

O processo natural de envelhecimento começa já no nascimento, mas, evidentemente, seus efeitos são mais pronunciados na vida adulta, depois do corpo passar pela fase de desenvolvimento na infância e juventude, assim como uma relativa estabilidade no começo da vida adulta. Ao atingir a meia idade, por volta dos 40/50 anos, é normal que os indivíduos […]

Artigos
A falta de vitaminas é um fator de risco no desenvolvimento do mal de Alzheimer?

As descobertas feitas pela Medicina, nos últimos anos, têm indicado que a alimentação, especialmente a falta de vitaminas, é um fator que influencia no desenvolvimento do mal de Alzheimer. A doença atinge principalmente os idosos, provocando perda progressiva da memória e das capacidades de raciocinar, comunicar e até de se movimentar. Deficiência da vitamina B12 pode provocar sintomas do […]

Converse com um dos nossos atendentes