O óleo de borragem é muito indicado por especialistas para o tratamento da pele, tendo em vista que possui propriedades antiinflamatórias e antioxidantes. Quando é utilizado em paralelo com o filtro solar, ajuda a reforçar a proteção da pele contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta. Também auxilia bastante na manutenção de uma pele jovem, contribuindo para desacelerar o processo de envelhecimento celular.
Principais benefícios do óleo de borragem
“O óleo de borragem é derivado das sementes do Borago officinalis. Ele contém altos níveis de ácidos graxos essenciais, especialmente o ômega 6, que são importantes na estrutura e função da pele”, informa a dermatologista Thaís Reginatto Nietsche. O óleo de borragem também contribui bastante para o fortalecimento do couro cabeludo e para o crescimento de cabelo e unhas.
Como o óleo de borragem estimula o potencial de elasticidade e flexibilidade da pele, também é utilizado no tratamento de estrias. Pode beneficiar, ainda, indivíduos com pele sensível, acalmando irritações e incômodos comuns a esse tipo de pele; e pessoas com doenças de pele específicas, como eczema, dermatite seborreica e acne (espinhas).
Além da pele, o óleo de borragem também beneficia outras partes e funções do corpo. É indicado para controlar os sintomas da TPM (cólica, desconforto abdominal, etc.); prevenir os sintomas da menopausa; tratamento de doenças reumáticas; e prevenção de doenças cardiovasculares, já que atua diminuindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom.
Modo de uso do produto
O consumo do óleo de borragem se dá por meio de suplementos contendo essa e outras substâncias importantes para a obtenção dos benefícios comentados anteriormente. O uso do produto só deve ocorrer caso haja indicação médica. O profissional em questão irá orientar o modo de uso de acordo com a análise das características do quadro, mas, no geral, o paciente toma uma cápsula por dia durante o período do tratamento.
Foto: Shutterstock