Seja para lavar as mãos, para limpar o rosto ou para tomar banho, o sabonete é um produto indispensável na rotina. Mas, além da versão clássica, em barra, existe também a líquida, que vem sendo cada vez mais utilizada. Você sabia que existem diferenças entre um sabonete líquido e um sabonete em barra que vão além do seu formato? Veja quais são!
“Os sabonetes líquidos têm um pH mais próximo da pele”, afirma a dermatologista Marisa Fujimura. Já os sabonetes em barra comuns têm um pH mais alcalino e mais ingredientes químicos para manter a consistência sólida endurecida. No entanto, a médica lembra que já existem sabonetes em barra com um número mínimo de substâncias agressivas.
Sabonete em barra com poucos sulfatos é mais recomendado
“Gosto muito de indicar sabonetes líquidos para usar no rosto no dia a dia, tanto para pele sensível como peles oleosas. Com o sabonete líquido, sentimos que a limpeza fica mais fácil, uniforme e homogênea, mais leves e menos irritante, sendo possível usá-lo todos os dias para cuidar da pele do rosto”, explica a especialista.
Já os sabonetes em barra são recomendados pela Dra. Marisa para usar na pele do corpo no dia a dia. Esta versão pode ser usada por quem tem a pele sensível, optando por produtos com baixa quantidade de sulfatos, ou por quem tem as costas muito oleosas e que precisa de uma limpeza mais completa para controlar a oleosidade excessiva.
Sabonete líquido é mais indicado para casos de rosácea e acne
“Para as peles muito sensíveis, hiper-reativas e com tendência a ter dermatites ou eczemas, é indicado o uso de sabonetes líquidos pois são menos irritantes e agressivos”, aconselha a dermatologista. Esta versão do sabonete também é recomendada para quem sofre de rosácea e para as peles acneicas, que são mais sensíveis ao sulfato presente na versão em barra.