AchèAchè
search
Título

Quais os principais mitos relacionados ao uso do protetor solar?

Cuidados com a pele
Cuidados e Bem-estar

Por Dra. Juliana Fonte

19 de outubro de 2023

O uso do protetor solar é imprescindível para a saúde da pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo, o uso do protetor desde a infância é uma das principais formas de prevenir o envelhecimento precoce, além do câncer de pele. Porém, nem tudo que se ouve ou lê sobre o filtro solar é confiável. Existem alguns mitos relacionados ao produto que você precisa estar atento.  

Principais mitos acerca do uso do filtro solar


“Vários são os mitos relacionados ao uso do protetor solar. Por exemplo: dizer que não é
necessário reaplicar o filtro à prova d’água; que pessoas com pele negra não precisam aplicar o filtro; que usar o produto impede que a pele fique bronzeada; que em dias nublados não é necessário usar filtro solar; que se expor ao sol sem protetor solar ajuda a secar a acne e melhorar a pele”, informa a dermatologista Juliana Fonte.
A especialista cita ainda mais um mito – que recentemente foi reconhecido nesta categoria: a afirmação de que é necessário esperar 30 minutos após a aplicação do protetor solar para que ele faça efeito. “Até pouco tempo atrás essa informação era verdadeira, porém hoje já se sabe que assim que o protetor solar é aplicado na pele ele já começa a fazer efeito”, afirma a médica.

Perigos de seguir os mitos criados sobre o protetor solar


Quando se acredita nesses mitos, corre-se o risco de acabar prejudicando a saúde da pele devido ao uso inadequado do produto. Por isso é realmente importante buscar saber com um profissional qualificado o que é verdade e o que não é. “
Pessoas com pele negra que se exponham ao sol sem proteção solar, podem acabar sofrendo queimadura solar, aumentando sua chance de ter câncer de pele, por exemplo, caso deixem de lado o filtro”, diz a dermatologista.
Além disso, pessoas de qualquer tonalidade de pele que se exponham em dias nublados sem proteção solar podem sofrer queimaduras graves, pois não estão sentindo o calor do sol, mas a pele está queimando igual. Portanto, o ideal é usar sempre o protetor solar, se possível diariamente – mas especialmente nos dias de maior exposição – e com o cuidado de utilizar o produto com o fator adequado para a sua pele.

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo: http://www.sbd-sp.org.br/geral/uso-de-protetor-solar-desde-infancia-previne-envelhecimento/
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
Dermatologia
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A exposição excessiva ao sol em dias nublados também contribui para manchas na pele?

Por mais que os efeitos negativos do sol sejam mais intensos em dias abertos e ensolarados, a exposição no clima nublado também traz riscos, inclusive de manchas na pele. “Em dias nublados, o sol aumenta as manchas tanto claras quantos escuras de nossa pele”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque. De acordo com a médica, quando o […]

Artigos
Como tratar a caspa sem deixar o cabelo ressecado?

A caspa é o nome popular dado à descamação que afeta o couro cabeludo e é chamada de dermatite seborreica pelos médicos. Ela surge devido à alta produção de sebo nessa região e, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pode estar acompanhada de coceira e vermelhidão. O tratamento da caspa, às vezes, pode deixar […]

Artigos
O protetor solar precisa ser aplicado com maior frequência no verão?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) considera a proteção solar uma das principais formas de cuidados com a pele. Segundo a organização, a exposição à radiação ultravioleta (UV) pode provocar diversas alterações na pele como o surgimento de manchas, rugas e sardas e, nos casos mais graves, tumores. Para evitar essas complicações, é recomendado que […]

Converse com um dos nossos atendentes