search
Título

Quais cuidados devem ser tomados quando o paciente for medir a pressão arterial?

Uncategorized

Por

Medir a pressão arterial é uma atitude muito importante para se diagnosticar e prevenir a hipertensão. A doença deve ser descoberta precocemente, já que o descontrole da pressão propicia o surgimento de algumas complicações, como AVCs e derrames, e coloca a vida dos pacientes em risco. Para medir a pressão corretamente, algumas medidas devem ser adotadas.

A aferição da pressão arterial deve ocorrer com o indivíduo sentado em uma cadeira, com pelo menos três a cinco minutos de repouso e em um ambiente calmo. “O paciente não deve ter realizado nenhum tipo de atividade física nos últimos 60 minutos. Ele deve estar relaxado, com a sola dos pés apoiadas no chão e pernas descruzadas”, afirma o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho.

Vá ao banheiro antes antes de medir a pressão


Também é preciso prestar atenção ao braço escolhido para a medição. O membro precisa estar um pouco dobrado, aproximadamente na altura do coração e com a palma da mão voltada para cima. Se houver vontade de urinar ou o paciente simplesmente estiver de bexiga cheia, é necessário se aliviar antes de medir a pressão para não provocar alterações no resultado.

O consumo de alimentos e bebidas também precisa ser restrito. “É importante garantir que não foi ingerida qualquer bebida alcoólica, energético, café ou alimentos por 30 minutos que antecedem a aferição”, explica o médico. O ato de fumar também pode afetar o valor da pressão arterial e deve ser evitado por, pelo menos, 30 minutos antes.

Medir a pressão com frequência é importante


De acordo com a última Diretriz Brasileira de Tratamento para a Hipertensão Arterial, publicada em setembro de 2016, um adulto com pressão menor que 120x80mmHg deve realizar a aferição a cada dois anos. Já aqueles com valores entre 120x8mmHg e 140x90mmHg precisam realizá-la anualmente. Para pacientes hipertensos assintomáticos e que já atingiram o controle da doença, o intervalo pode ser semestral, segundo Francisco Flavio.

Os pacientes podem ter a ajuda de medidores eletrônicos para um controle mais efetivo sobre a pressão arterial, principalmente para quem ainda está à procura da dose eficaz dos medicamentos anti-hipertensivos. “Como existem várias marcas no mercado, recomenda-se a escolha de produtos validados com o selo do Inmetro. Esses aparelhos devem ser calibrados anualmente”, alerta o cardiologista.

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes