search
    Título

    Psicóloga vence dores nos joelhos e pés com tratamento para osteoartrite

    Doenças dos Ossos

    Por

    A osteoartrite é uma doença degenerativa caracterizada pelo comprometimento da cartilagem que protege as extremidades dos ossos nas articulações, o que acaba causando desgaste ósseo pelo atrito gerado pela movimentação do paciente. Apesar de não haver cura, o tratamento adequado pode controlar os sintomas, permitindo que o paciente conviva bem com sua condição.

     

    Osteoartrite no joelho pode irradiar dor para perna inteira e pés

     

    A professora e psicóloga Marlene S. R., de 61 anos, que vive no Rio de Janeiro, trata há alguns anos um quadro de osteoartrite e, desde que acertou na medicação, suas dores e incômodos diminuíram bastante. “Antigamente eu tratava a minha osteoartrite com remédio de manipulação, mas não tinha um resultado satisfatório. Migrei para o medicamento que tomo atualmente e as coisas mudaram para melhor”, afirma Marlene.

    A doença afetava, principalmente, o joelho de Marlene, mas a dor era sentida quase que na perna inteira e chegou ao ponto de afetar os pés, levando a psicóloga a usar uma palmilha especial. “A sola do meu pé ficava muito inchada, então a minha fisiatra recomendou que eu usasse a palmilha. No joelho eu já cheguei a usar compressa de gelo”, explica.

     

    Pilates ajuda no tratamento da artrose

     

    Marlene também foi aconselhada a praticar alguma atividade física de baixo impacto e acabou escolhendo o pilates. “O pilates é uma atividade física que trabalha o movimento articular sem sobrecarga. É uma opção para pacientes com osteoartrite, quando assistidos por um profissional habilitado”, afirma o ortopedista Mauricio de Paiva Raffaelli.

    A professora é acompanhada por duas especialistas diferentes (fisiatra e reumatologista) e se diz satisfeita com ambas. “Gosto muito das médicas com quem me consulto, são excelentes. A minha reumatologista, por exemplo, faz questão que eu vá sempre nela de dois em dois meses, pelo menos. Eu faço a minha parte também: tomo os remédios regularmente, tudo direitinho”, completa Marlene.    

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes