A degeneração da cartilagem, acompanhada de danos nos ossos e articulações, é uma doença conhecida como artrose ou, como é mais conhecida atualmente, osteoartrite. “É o conjunto de alterações articulares que acontecem no corpo, traduzindo o simples desgaste mecânico das estruturas que as compõem”, afirma o ortopedista Roberto Ranzini.
As partes mais afetadas
Qualquer articulação pode apresentar alterações causadas pela artrose, sendo sintomática ou assintomática. No entanto, algumas regiões do corpo são mais afetadas pela doença e atingidas pelo desgaste, como os quadris, joelhos, ombros e a coluna.
A doença pode se manifestar ao mesmo tempo nos dois joelhos, mas casos assim não são muito frequentes. “Na maioria das articulações, a unilateralidade é muito mais prevalente. Em alguns casos ocorre a bilateralidade, mas não necessariamente ao mesmo tempo”, explica Ranzini.
Existe tratamento para a artrose?
A artrose surge, geralmente, pelo desgaste natural da cartilagem e articulações, uma consequência do envelhecimento do corpo. No entanto, ela também pode ser causada por algum trauma, como um acidente, ou alterações genéticas em indivíduos mais novos. “A doença provoca dor e diminui progressivamente a amplitude dos movimentos articulares”, complementa o médico.
Ainda que a doença não possa ser totalmente curada, diversos estudos nacionais e internacionais apontam que o consumo da associação de glicosamina e condroitina é eficaz tanto no combate à dor nas articulações quanto na redução da progressão da doença. Além disso, recomenda-se a prática de alguns tipos de atividades físicas, como musculação e alongamentos, para fortalecimento muscular e diminuição da dor.