A pele é um órgão exposto ao meio ambiente e a radiação solar pode gerar efeitos indesejáveis. O uso do protetor solar é muito importante para manter sua saúde e boa aparência. E não há problema se você quiser aplicar outros produtos: o filtro solar pode ser usado com outros dermocosméticos.
Protetor solar pode ser usado com hidratantes
“Os protetores solares podem e devem ser utilizados em conjunto com outros produtos para a pele, como hidratantes ou antioxidantes. Nesses casos, primeiro, aplica-se o creme de tratamento e, depois, o filtro solar”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura. O hidratante ajuda a evitar o ressecamento e a perda de elasticidade da pele, enquanto o antioxidante previne a ação maligna do excesso de radicais livres.
Segundo a especialista, os repelentes também podem ser usados em conjunto com o protetor solar e, inclusive, são muito importantes para evitar reações a picadas de mosquitos, como inchaço, coceira e ardência. Nesse caso, no entanto, a ordem muda: aplica-se o filtro solar e apenas depois vem o repelente.
Maquiagem deve ser aplicada depois do protetor solar
O protetor solar também pode ser pode ser utilizado com a maquiagem, já que nem sempre esses produtos têm fator de proteção adequado ou qualquer tipo de proteção. De acordo com Gabriela, a ordem de aplicação deve ser a mesma dos repelentes. Com a pele limpa, passe o filtro solar de maneira uniforme e, depois, a maquiagem.
Algumas bases para pele têm fator de proteção (FPS) em sua composição, mas isso não significa que o uso do protetor está dispensado. “Deve-se ficar atento, pois a maioria das bases tem proteção baixa, em geral, FPS 15 ou 20, e restrita à radiação UVB, sem cobertura para radiação UVA”, alerta a dermatologista.
Foto: Shutterstock