As doenças que mais afetam a saúde masculina aparecem em idades mais avançadas, podendo ser acúmulo de hábitos ruins ao longo da vida. “Os homens maduros, ou seja, aqueles com mais de 50 anos possuem maiores riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e problemas benignos e malignos da próstata”, afirma o urologista Bruno Cezarino.
Como prevenir e tratar doenças que afetam a saúde masculina?
Segundo o médico, dentre esses quadros, apenas as doenças cardiovasculares contam com prevenção. O câncer de próstata pode ser tratado e até mesmo curado, especialmente se for diagnosticado precocemente. Contudo, não há como se prevenir dele. Para obter o diagnóstico precoce, é importante estar fazendo exames de rotina com a frequência exigida pelo médico, pois não dá para depender da manifestação dos sintomas, visto que esses só aparecem nos estágios avançados da doença.
“O principal objetivo dos exames preventivos é detectar doenças em seu estágio inicial, quando ainda são tratáveis ou curáveis. Tratar as doenças devidamente pode fazer com que o risco de problemas mais sérios diminua consideravelmente. Por isso, vale muito procurar regularmente o médico para exames preventivos, especialmente após os 50 anos”, recomenda Cezarino.
Estilo de vida mais saudável ajuda a prevenir e tratar doenças comuns em homens
Com relação às doenças cardiovasculares, o médico ressalta a importância de manter-se em movimento, com prática de exercícios regularmente; buscar uma alimentação balanceada e sem excessos; reduzir ingestão de bebidas alcoólicas e não fumar. Essas medidas são válidas tanto para a prevenção dessas doenças, quanto para o tratamento. Essas medidas também são recomendadas para quem tem diabetes e obesidade, igualmente como forma de prevenção e tratamento.
Foto: Shutterstock