AchèAchè
search
Título

Pós-operatório: Quais os principais cuidados gerais que pacientes devem tomar?

Segurança para o Paciente

Por

19 de outubro de 2023

No pós-operatório é necessário que os pacientes tenham um atendimento muito cauteloso e atento para evitar complicações decorrentes do procedimento cirúrgico. Cada tipo de cirurgia tem particularidades, então o ideal é seguir as recomendações do seu médico. Todavia, existem cuidados gerais que se aplicam a todos os casos.
“No pós-operatório, em geral, deve-se cessar o tabagismo, controlar possíveis doenças de base, tais como hipertensão arterial e diabetes, para que não haja prejuízo no processo de cicatrização. Além disso, não se deve tomar nenhuma medicação ou realizar atividades que não tenham sido orientadas pelo médico responsável”, orienta o ortopedista Guilherme Falótico.

Relação entre médico e paciente deve ser transparente para uma boa recuperação


Somente o profissional que estiver acompanhando o paciente poderá determinar devidamente possíveis restrições de atividades, uso de medicações e terapias necessárias para a melhor recuperação. Por isso mesmo é fundamental que a relação entre ambos seja boa, com uma comunicação transparente e direta.

“A confiança é fundamental na relação médico-paciente. Portanto, o médico deve transmitir todas as informações de forma segura e completa, garantindo o total entendimento por parte do paciente e/ou acompanhante. Assim, a adesão do paciente às orientações pós-operatórias é maior”.

Importância da atuação do enfermeiro no pós-operatório


A presença do enfermeiro nesse momento de recuperação é vital para o monitoramento do paciente, pois garante, por exemplo, que ele faça as refeições da forma correta, verificando sua temperatura, pressão arterial ou se há alguma reação adversa decorrente da cirurgia. Dessa forma o paciente consegue ficar em segurança até a retirada dos pontos.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Qual é a melhor forma do médico ganhar a confiança do paciente em um tratamento?

A confiança é um pilar fundamental da relação entre médico e paciente e é um elemento importante para que um tratamento seja bem-sucedido. Mas, até que o paciente confie no conhecimento, na experiência e no olhar clínico do profissional, é preciso tempo e muita atenção ao longo das consultas.   Sinceridade é fundamental para construir […]

Artigos
Qual é a melhor forma de escolher um médico para se consultar pela primeira vez?

Existem tantas especialidades médicas que é difícil conhecer um profissional em cada área. Em algum momento ao longo da vida, um paciente poderá precisar de contatos de uma especialidade a que nunca precisou recorrer antes. É aí que surge a dúvida: como escolher o melhor médico para se consultar pela primeira vez?   Busque informações […]

Artigos
A importância de não faltar uma consulta quando ela for marcada pelo médico

A consulta médica é uma etapa importante do diagnóstico e da busca por um tratamento eficiente de um problema de saúde. É nela que os pacientes têm a chance de explicar os sintomas que estão sentindo, tirar dúvidas sobre o uso de medicamentos e novos tipos de terapias, além de descobrir se é possível curar […]

Converse com um dos nossos atendentes