search
Título

Por que um analgésico pode aliviar dores diferentes do nosso corpo?

Cuidados e Bem-estar

Por Dr. Daniel Silva de Azevedo

19 de outubro de 2023

A dor é uma sensação desagradável que surge como uma espécie de alerta para o corpo, para dizer que algo não está certo. Existem diversos tipos de dores, como dor nas costas e dor de cabeça, mas para o alívio rápido, é comum as pessoas frequentemente recorrerem, diante de qualquer dor, aos medicamentos analgésicos, devido à sua versatilidade. E existe uma razão para isso.

Medicamentos analgésicos agem em todo o corpo


Os analgésicos são capazes de aliviar dores diferentes do corpo, vindas das mais diversas regiões. “A sinalização da dor aguda no nosso corpo acontece da mesma maneira em órgãos e tecidos. Os medicamentos para dor, portanto, agem da mesma forma em todos os lugares do corpo, ao diminuir a sinalização da resposta dolorosa ao nosso cérebro”, afirma o neurologista Daniel Silva de Azevedo.

Quando uma injúria tecidual surge, como uma lesão muscular, as células locais liberam substâncias, chamadas de mediadores inflamatórios, que estimulam terminações nervosas específicas responsáveis por sinalizar a resposta de dor ao cérebro. É aí que as pessoas sentem a dor e utilizam os analgésicos.

Existem dois tipos de analgésicos


De acordo com o médico, existem dois tipos clássicos de analgésicos: os opiáceos e os não opiáceos. “Os analgésicos não opiáceos, de maneira geral, agem inibindo a produção de algumas destas substâncias específicas e, portanto, diminuem a provocação da resposta dolorosa. Em contrapartida, os analgésicos opiáceos agem diretamente no nosso cérebro diminuindo a percepção da sinalização de dor”, explica o profissional.

É importante lembrar que a resposta de cada indivíduo diante da dor é diferente. Para algumas pessoas, uma dor de cabeça pode levá-las a interromper um dia de trabalho, mas para outras, a dor de mesma intensidade pode ser vista como algo corriqueiro. A diferença de percepção é causada por muitos fatores, como experiências de vida e lesões prévias.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
Neurologia
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como atua um remédio para dor de cabeça?

Existem diversos tipos de dores de cabeça e cada um pode ser causado por um fator diferente. Enquanto algumas pessoas são mais propensas à dor devido à genética, outras podem ter a dor causada por, entre outros motivos, desidratação, sinusite, ressaca, gripe, problemas nos dentes, consumo excessivo de medicamentos e até tumores. As dores de cabeça, […]

Artigos
Mal de Parkinson: quais são as fases e os primeiros sinais de alerta da doença

O Mal de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central causado pela morte das células cerebrais que controlam os movimentos do corpo humano. Embora essa doença seja muito falada, nem todo mundo sabe que ela é dividida em estágios e gera uma série de sinais de alerta que vão além dos característicos tremores nas […]

Artigos
Ginecologista ou obstetra? Entenda as diferenças entre esses médicos!

Você sabe qual é a diferença entre um ginecologista e um obstetra? Essa dúvida é bastante comum entre pacientes que procuram esses profissionais para uma consulta. Mas, no geral, a Ginecologia e a Obstetrícia são especialidades que caminham de mãos dadas, já que as duas atuam no tratamento e na prevenção de doenças que afetam […]

Converse com um dos nossos atendentes