AchèAchè
    search
    Título

    Por que poeira pode desencadear uma crise de asma?

    Uncategorized

    Por

    A asma é uma doença respiratória bastante comum, afetando cerca de 20 milhões de pessoas no Brasil e 300 milhões em todo o mundo. O problema é marcado pela inflamação dos brônquios, processo que bloqueia a passagem de ar até os pulmões. A crise de asma é desencadeada por uma série de fatores e, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a poeira é um deles. 

    Poeira gera reação exagerada do sistema respiratório


    “Os alérgenos, geralmente, são
    substâncias que desencadeiam as crises. Entre os mais conhecidos está o ácaro, que está presente na poeira doméstica”, afirma o pneumologista José Eduardo Martinelli. O contato com esses elementos em pacientes mais sensíveis, como é o caso dos asmáticos, estimula a liberação de mastócitos que, por sua vez, liberam substâncias que promovem o estreitamento dos brônquios. 

    A poeira e os ácaros, no entanto, não os únicos alérgenos. Fungos, pelos de animais e alguns alimentos também entram na lista de substâncias que podem causar uma crise de asma. “Existem ainda os irritantes, que são o ar condicionado, o ar frio e a fumaça do cigarro, que irritam as vias respiratórias e que, com o tempo, podem desencadear uma crise”, cita o médico. 

    Quando o processo inflamatório dos brônquios tem início, num período que varia de 7 a 10 dias antes da crise, o paciente apresenta tosse com maior frequência, chiado no peito e cansaço. Com a piora do quadro, surgem a falta de ar e a sensação de aperto no peito. 

    Como evitar que a poeira cause uma crise de asma?


    Para evitar esses sintomas, é importante se dedicar à
    prevenção da asma, feita com medidas simples de combate à poeira e aos outros alérgenos. Entre as principais dicas estão manter a casa limpa e arejada, utilizando o aspirador de pó e panos no lugar da vassoura, evitar tapetes, carpetes e bichos de pelúcia, que podem acumular poeira, e lavar com frequência cortinas, travesseiros e roupas de cama. 

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT): https://sbpt.org.br/portal/publico-geral/doencas/asma-perguntas-e-respostas/

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes