search
Título

Por que pessoas com DPOC tendem a desenvolver tosse crônica?

Uncategorized

Por

DPOC é a sigla utilizada para abreviar doença pulmonar obstrutiva crônica, um problema respiratório que inclui o enfisema e a bronquite crônica. Ela prejudica a saúde do corpo gradativamente, afetando os alvéolos, os brônquios e diminuindo a capacidade de respirar.

A tosse crônica

Junto com a falta de ar, a tosse crônica é um dos principais sintomas da DPOC. “A tosse é consequência da inflamação dos brônquios desencadeada pelas inúmeras substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro”, explica o pneumologista Rodrigo Athanazio. Outras substâncias presentes no ar também podem desencadear a inflamação.

A inflamação dos brônquios e dos alvéolos são as consequências da doença para o sistema respiratório. Eles se tornam estreitos e acabam dificultando tanto a inspiração quanto a expiração, fazendo com que o ar fique preso nos pulmões e exigindo um esforço muito maior para a respiração.

Os sintomas da DPOC

O Dr. Athanazio afirma que todo paciente acima dos 40 anos e tabagista deve realizar um exame, chamado de espirometria, para avaliar a presença de DPOC. “O paciente se queixa de tosse crônica e falta de ar. O pigarro na garganta durante a manhã também é um sintoma muito comum. A falta de ar se apresenta, inicialmente, somente aos grandes esforços”, diz o pneumologista. Entretanto, sem tratamento adequado, a falta de ar pode piorar e impedir que o indivíduo realize simples atividades do dia a dia.

Além da interrupção do tabagismo e do fim da exposição a substâncias irritáveis em casa ou no trabalho, o uso de medicamentos é importante para controlar a tosse: “Os broncodilatadores são parte essencial desse tratamento. Existem diversos medicamentos disponíveis em variados mecanismos de uso, como bombinhas e pó seco. Além disso, os anti-inflamatórios também podem ser usados por via oral ou inalatória”, conta o médico. É fundamental se consultar com um médico para avaliar as melhores combinações de acordo com o caso.

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes