AchèAchè
    search
    Título

    Por que o inverno é a melhor época para tratar as varizes?

    Dores no corpo

    Por

    As varizes são um problema muito comum e de forte apelo estético – apesar de estarem associados a sintomas que vão além da aparência. Justamente por conta deste apelo estético a doença costuma ser mais lembrada no verão, estação na qual as pessoas usam roupas mais leves, que deixam os membros inferiores à mostra. Porém, este período do ano não é o melhor para tratar o problema. 

    “O inverno é a melhor época do ano para os pacientes realizarem o tratamento das varizes. Entre maio e setembro as temperaturas são mais amenas, favorecendo o uso de calças e vestidos longos, que protegem as pernas da exposição solar. Da mesma forma, as temperaturas mais amenas facilitam o uso das meias de compressão”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima.

    Exposição solar costuma ser ruim durante tratamento das varizes


    O médico explica que quando há necessidade de
    tratamento cirúrgico para controlar as varizes, é essencial que os pacientes evitem a exposição solar por um período entre um e três meses. Isto se deve ao fato do sol estimular a produção de melanina (pigmento que dá cor à pele), podendo induzir manchas hipercrômicas nas áreas operadas. Após a cirurgia é recomendada também a utilização de meias de compressão, que são mais confortáveis de usar no inverno, já que esquentam e fazem bastante pressão. 

    “Apesar de muitas pessoas procurarem e realizarem o tratamento no verão, período mais quente do ano, esta é a pior estação para se tratar as varizes. A pele bronzeada, assim como a exposição ao sol, favorece o aparecimento de manchas. Após o tratamento cirúrgico das varizes, é muito importante que o paciente evite exposição solar por até três meses e que faça uso de meias de compressão por até dois meses, por mais que isso possa ser um limitador para alguns pacientes”, orienta o angiologista.

    Inverno favorece pacientes que realizam tratamentos à laser contra varizes


    O fato da pele normalmente não ficar bronzeada no inverno é positivo para o
    tratamento das varizes nesta estação, já que isso favorece os pacientes que são submetidos a escleroterapia e laser. “Nestas situações, a segurança dos procedimentos à laser é maior e complicações como manchas hipercrômicas são reduzidas”, afirma o médico. Vale destacar ainda a importância do tratamento medicamentoso contra as varizes, por sua capacidade de facilitar a circulação sanguínea. 

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes