search
    Título

    Por que é tão difícil conseguir todas as doses recomendadas de vitaminas e minerais apenas pela alimentação na infância?

    Saúde Infantil

    Por

    O consumo de vitaminas e minerais é essencial durante a infância pois permite que os pequenos cresçam e se desenvolvam plenamente. Contudo, nem toda criança consegue se adaptar facilmente aos alimentos necessários para conseguir esses nutrientes. As texturas e os sabores de frutas, legumes e verduras muitas vezes causam estranheza ao paladar infantil, o que gera dificuldade para os pais.
    “Em parte, a dificuldade pode acontecer pelos equívocos no processo de introdução alimentar e também pelo volume aceito pelas crianças. Se a criança não teve uma introdução alimentar correta, pode, por exemplo, se recusar a comer ou ter aversão a diversos alimentos, o que dificulta ainda mais”, explica a nutricionista Carla Cotta.

     

    Pais devem estimular alimentação variada dos filhos desde cedo

     


    Deve ser considerado ainda o fator psicológico, já que a alimentação também pode ser emocional. “Por vezes a criança come por um estímulo afetivo ou recusa alimentos por outros sentimentos somados”. É muito importante, portanto, que na primeira fase da infância, principalmente,
    a criança seja estimulada a variar a alimentação, para se familiarizar com todos os tipos de alimento desde cedo.
    “Muitas dificuldades acontecem pois as crianças não recebem estímulos para consumos de alimentos que favorecem o suprimento de vitaminas e minerais e com isso acabam não tendo a dieta variada. Incluir todos os grupos alimentares e com variações frequentes, estimulando o paladar e o treino do paladar, é determinante para que a oferta de vitaminas e minerais seja garantida”, explica a nutricionista.

     

    Suplementação pode ser necessária em alguns casos

     


    A falta de contato com certos nutrientes é outro ponto que deve ser levado em conta em relação à dificuldade de se obter as quantidades necessárias de vitaminas e minerais na infância. Nesse contexto, os suplementos podem ser importantes para a saúde dos pequenos e podem ser recomendados pelo pediatra. “Crianças que moram em regiões com pouco sol, por exemplo, tendem a carecer de
    vitamina D, já que a sua síntese no organismo é feita pela exposição aos raios solares. Nesses casos, podem depender da suplementação”, completa.

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes