search
    Título

    Por que dormir pouco e estresse causam dor de cabeça?

    Uncategorized

    Por

    Dormir bem é essencial para a saúde do corpo, tanto física quanto mental. Quando alguém dorme pouco ou não consegue ter uma boa noite de sono, as consequências muitas vezes são visíveis, como cansaço e desatenção. E entre os diversos sintomas e prejuízos causados por problemas relacionados ao sono está a dor de cabeça.

    Dor de cabeça é sintoma de poucas horas de sono


    “Dormir muito e dormir pouco sono são causas de dor de cabeça. Flutuações no nível de serotonina associadas a mudanças no padrão de sono podem causar cefaleia e o principal estágio do sono associado à ocorrência de dor de cabeça é o estágio do sono REM”, explica a neurologista Jerusa Smid. O sono REM é a última etapa do ciclo do sono, caracterizada por intensa atividade cerebral e máximo relaxamento muscular.

    O estresse é outro fator que pode resultar em dores de cabeça. Pressão no trabalho, dificuldades nos estudos e desavenças familiares são situações estressantes que podem provocar hiperatividade dos neurônios e mudanças bioquímicas no cérebro e, consequentemente, acabam favorecendo o surgimento do sintoma.

    Praticar atividade física e comer bem evitam dor de cabeça


    A solução para o problema passa necessariamente por mudanças positivas na hora de dormir. “O paciente deve manter um horário regular do sono, com cerca de 6 a 8 horas por noite, em média. Deve evitar também dormir em excesso nos fins de semana, por exemplo”, recomenda a profissional.

    Para o estresse, o ideal é manter uma rotina mais saudável, não levando trabalho para casa e reservando algumas horas do dia para o lazer, seja sozinho, em família ou com amigos. “Outros fatores que reduzem a possibilidade de dor em pacientes com dor de cabeça crônica são evitar jejum prolongado, se manter hidratado e realizar atividades físicas aeróbicas com frequência”, afirma Jerusa.

     

    Foto: Pexels

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes