search
Título

Por que doenças que prejudicam a absorção de gorduras podem afetar os níveis de vitamina E no organismo?

Nutrição

Por Sílvia Marinho Ferolla Costa

19 de outubro de 2023

Para funcionar adequadamente, o corpo precisa receber quantidades adequadas dos mais diversos nutrientes encontrados na alimentação. No entanto, para que seu consumo gere benefícios à saúde, é necessário que o organismo seja capaz de absorvê-los a aproveitá-los, o que nem sempre acontece. Algumas doenças, por exemplo, atrapalham a absorção de gorduras e provocam o baixo aproveitamento da vitamina E.

Cirrose e pancreatite impedem absorção de vitamina E

Segundo a nutricionista Sílvia Ferolla, a ligação entre os dois problemas é simples: “A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel ou, seja solúvel em gorduras. Logo, a má absorção de gorduras prejudica também a absorção de vitamina E”. Com o passar do tempo, a falta da substância atinge níveis acentuados e o corpo passa a sofrer com os baixos níveis do nutriente e com suas consequências.
“Existem três causas possíveis para a má absorção de gorduras: doenças do intestino delgado, como espru tropical, síndrome do intestino curto e ileíte; doenças do trato biliar ou hepático, como colestase e cirrose; e insuficiência pancreática exócrina, como pancreatite, câncer e fibrose cística”, alerta a profissional. Para evitá-las, é importante manter um estilo de vida saudável, com boa alimentação e peso adequado.

Falta de vitamina E facilita anemias e infecções

Entretanto, algumas dessas doenças, como a fibrose cística, têm causas genéticas e são difíceis de prevenir. Diante de qualquer sintoma, é importante procurar o auxílio de um médico, não só porque essas doenças atrapalham o funcionamento do corpo, mas também porque a falta da vitamina E gera problemas para o organismo. “Quando a ingestão do nutriente é inferior às necessidades de vitamina E do organismo, ocorrem danos em tecidos”, alerta Sílvia.
Além disso, a especialista afirma que a deficiência de vitamina E está associada ao aumento do risco de infecções e de anemia, já que o nutriente é responsável por aumentar a ação das células de defesa. O paciente também pode apresentar fraqueza muscular e problemas na visão e no equilíbrio corporal. Para as gestantes, a falta da substância também é problemática, já que sua ausência inibe o crescimento do bebê na barriga da mãe.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
vitamina E
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais causas do envelhecimento celular precoce?

O envelhecimento celular precoce ocorre em função da grande quantidade de radicais livres no corpo. Resultantes do excesso de oxigênio, essas substâncias são produzidas normalmente pelo organismo e desempenham papel importante para o seu funcionamento, (apesar de serem tóxicas) caso não haja excesso. O tabagismo é um dos hábitos que mais contribuem para aumentar a […]

Artigos
A vitamina E pode ajudar a prevenir o Mal de Parkinson?

O Mal de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central irreversível que afeta mais de 50% da população mundial (especialmente pessoas acima dos 65 anos de idade). Dentre seus sintomas, destacam-se os tremores nas mãos, mas a coordenação motora de todo o corpo pode ser comprometida. Apesar de não ter cura, o problema […]

Artigos
Por que a vitamina E é um importante antioxidante para o corpo?

A vitamina E tem papel importante na proteção do organismo contra os efeitos prejudiciais causados pelas espécies reativas do oxigênio, conhecidas popularmente como radicais livres. Segundo o nutricionista João Henrique Rodrigues, a vitamina E atua protegendo a membrana celular e doando um hidrogênio para o radical, transformando-o em uma substância não prejudicial ao corpo. Vitamina […]

Converse com um dos nossos atendentes