AchèAchè
search
Título

Por que crianças costumam não gostar de verduras e legumes?

Saúde Infantil

19 de outubro de 2023

Diversos estudos já demonstraram, ao longo das últimas décadas, a importância dos legumes e das verduras na alimentação das crianças. No entanto, não é fácil introduzir estes ingredientes nas refeições, já que muitos pequenos fazem cara feia ao ver os alimentos verdinhos no prato e são muito mais receptivos aos docinhos.

Crianças preferem alimentos doces a verduras e legumes


“Desde o útero, o bebê sente o sabor doce por causa do líquido amniótico e o
leite materno também tem um sabor mais adocicado”, afirma a nutricionista Alexandra Marinho. Durante a infância, as embalagens coloridas e, às vezes, cheias de personagens de desenhos animados, de balas e biscoitos também chamam a atenção das crianças, despertando um maior interesse por este tipo de alimento.
De acordo com a profissional, o paladar da criança deve ser trabalhado desde cedo. Caso contrário, certamente haverá uma recusa inicial para aceitar outros sabores além do doce. Entretanto, é preciso quebrar essa resistência: “Verduras e legumes são, geralmente, ricos em fibras e antioxidantes, fundamentais para a saúde de uma forma geral”.

Para estimular as crianças, pais devem comer verduras e legumes


Para
dar mais destaque às verduras e aos legumes, os pais e responsáveis podem pedir auxílio a um nutricionista. “Devemos sempre buscar a orientação de um profissional especializado, pois existem técnicas que ajudam a começar um processo, que é lento muitas vezes, de estimulação de novos sabores e texturas”, recomenda Alexandra.
Além disso, é importante que a família esteja inserida no contexto da alimentação saudável para que a criança tenha uma alimentação equilibrada. Os familiares devem, inclusive, dar o exemplo, comendo verduras e legumes, estimulando o consumo e pensando nas refeições de modo a colocar pelo menos alimentos de cinco cores diferentes no prato.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os primeiros sintomas da puberdade precoce em meninos?

A puberdade precoce consiste no aparecimento de características sexuais antes do normal (puberdade), ainda na infância. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as manifestações da puberdade precoce se iniciam antes dos oito anos, nas meninas, e antes dos nove anos de idade, nos meninos. Dentre os sintomas percebidos nos garotos, destaca-se o […]

Artigos
O reforço na imunidade em crianças ajuda a evitar apenas doenças respiratórias?

Com o passar dos anos, o sistema imunológico se torna mais eficaz e mais forte conforme adquire conhecimento e aprende a trabalhar melhor. Nas crianças, esse sistema ainda não aprendeu muita coisa e é por isso que seus pais precisam ajudá-las a dar um reforço na imunidade, evitando uma série de problemas de saúde, como […]

Artigos
Parasitoses intestinais frequentes oferecem riscos graves às crianças?

As parasitoses intestinais são infecções causadas por vermes e protozoários que afetam o sistema gastrointestinal. Entre as mais comuns nas crianças, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), estão a giardíase, o amarelão, a teníase e a amebíase. Nessa fase da vida, é importante saber como prevenir os filhos das parasitoses, que podem oferecer riscos […]

Converse com um dos nossos atendentes