search
Título

Por que cigarros e álcool oferecem mais riscos aos diabéticos?

Diabetes

Por Dra. Gabriella Rivelli Ramos

19 de outubro de 2023

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pela dificuldade do organismo de aproveitar a glicose que chega na corrente sanguínea como fonte de energia. Esse problema surge por causa do hormônio insulina, que regula a quantidade de açúcar no sangue. Nos pacientes diabéticos, há duas situações: ou o hormônio não é produzido pelo pâncreas ou as células se tornam resistentes à sua ação.

Cigarro aumenta o risco de doenças cardiovasculares


A doença deve ser tratada e acompanhada de perto por um endocrinologista. Uma das medidas necessárias para controlá-la é abandonar o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros. Deixar de tomar essa atitude é um risco, já que o paciente diabético está mais propenso a apresentar doenças da macro e microcirculação.

“O tabagismo, por si só, já aumenta o risco cardiovascular. O diabético que fuma está exposto a mais de um fator de risco para infartos, AVCs e doença arterial periférica, por exemplo”, afirma a endocrinologista Gabriella Rivelli Ramos. Isso ocorre porque as substâncias do cigarro criam barreiras no sangue que dificultam sua circulação. Outros problemas relacionados ao cigarro são alterações no paladar e uma sensação de ansiedade que pode surgir ao tentar cessar o tabagismo.

Bebidas alcoólicas podem desestabilizar o nível de açúcar no sangue


Já as bebidas alcoólicas, de acordo com Gabriella, além de aumentar as calorias adquiridas por meio da alimentação, o que pode elevar as chances de se tornar obeso e ter sobrepeso, fatores de risco do diabetes, também podem expor o paciente ao risco de hipoglicemia, prejudicando o controle da doença.

A situação oposta, com maior concentração de glicose no sangue, também pode acontecer quando o paciente beber de estômago vazio. É preciso, portanto, evitar consumir bebidas alcoólicas e, quando beber, se alimentar antes e prestar atenção ao uso de medicamentos e da insulina para que o índice glicêmico não se desestabilize e atrapalhe o controle do diabetes.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
cigarro
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Por que diabéticos costumam ter problemas na cicatrização de feridas?

O diabetes é uma doença que tem preocupado órgãos de saúde do mundo inteiro. Além da conhecida alteração metabólica que resulta em defeitos na ação da insulina, deixando os doentes sempre preocupados e vigilantes, há outro problema que os afeta: a dificuldade no processo de cicatrização de feridas no corpo. Por que existe uma dificuldade […]

Artigos
Pé diabético: entenda como age essa complicação associada à doença

Uma das partes do corpo mais atingidas pelas consequências do diabetes é, surpreendentemente, o pé. Quando a doença não está controlada e as taxas de açúcar no sangue estão altas, ela pode atrapalhar a circulação sanguínea e provocar problemas nos membros inferiores. É o chamado pé diabético.   O problema chega a afetar quase metade dos […]

Converse com um dos nossos atendentes