AchèAchè
search
Título

Pessoas que roem as unhas para mantê-las curtas colocam em risco a saúde ungueal?

Cuidados com as unhas
Pele e Beleza

19 de outubro de 2023

Manter as unhas curtas é um dos cuidados indicados para preservar a saúde das mesmas, tendo em vista que unhas compridas acumulam mais impurezas. No tratamento contra a síndrome das unhas frágeis, mais especificamente, essa medida também é relevante. Porém, pessoas que cortam as unhas roendo-as não estão fazendo nada bem para sua integridade. 

Problemas em roer as unhas


Roer as unhas não é saudável. Em primeiro lugar, porque significa ansiedade sendo manifestada através desse hábito. Além disso, unhas curtas às custas de roê-las causam dor local (especialmente quando excessivamente curtas); exposição a bactérias em local de microtraumas, o que facilita infecções; enfraquecimento; e risco de micose pela umidade constante da saliva”, informa a dermatologista Vanessa Kodani. 
De acordo com a Dra. Camila Anna Hofbauer Parra, também dermatologista, roer as unhas, em especial, provoca um trauma que altera a estrutura da lâmina ungueal, o que favorece fissuras. Além disso, funciona como uma porta de entrada para infecções na região das cutículas, as chamadas paroníquias. Vale ressaltar ainda o risco de ingestão de impurezas pelo contato entre boca e unhas.
O ato de roer as unhas leva, ainda, a outro tipo de discussão, sobre o estado mental do indivíduo que sofre com o hábito. Isso porque quadros como ansiedade são apontados pelos especialistas como motivadores desse tipo de atitude. “O mais importante para a saúde ungueal nesse caso específico de quem rói as unhas é cuidar do lado emocional”, afirma Kodani.

Tratamento contra fragilidade das unhas


O tratamento contra ansiedade pode ser suficiente para controlar o hábito de roer as unhas, mas caso não haja associação direta com esse transtorno mental, o paciente pode se beneficiar de outras técnicas, como uso de esmaltes amargos, que desestimulem o contato boca-unhas. Quando as unhas já estão fragilizadas por este e outros fatores, deve-se buscar um tratamento, com uso de medicamentos, especialmente aqueles contendo biotina.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como as bases fortalecedoras ajudam a proteger a saúde das unhas?

Para quem tem unhas frágeis e quebradiças, uma solução muito procurada é o uso de uma base fortalecedora, um tipo de esmalte tópico que ajuda a tratar a síndrome das unhas frágeis. Esta condição deixa as unhas fracas, mais moles, propensas à quebra e com maior dificuldade para crescer. Você sabe como a base fortalecedora […]

Artigos
Esqueceu o protetor solar? Confira um passo a passo do que fazer para ajudar na recuperação da pele

Céu azul, tempo limpo, temperatura agradável e aquele solzão. Circunstância ótima para ir à praia, fazer um programa de lazer ou realizar exercícios físicos. Mas, ao chegar no local escolhido para a atividade, você se dá conta de que esqueceu algo essencial como o protetor solar. Chato, não? Pois é. Só que mesmo assim você […]

Artigos
Qual o papel do nonychosine, eugenol e pantenol na saúde das unhas?

Existem no mercado hoje produtos eficazes para manter a saúde das unhas, especificamente. Estes são capazes de estimular as unhas, tornando-as mais fortes e brilhosas e dando a elas maior poder de crescimento. Um bom exemplo disso são as bases incolores fortalecedoras. Dentre os ativos presentes nesse tipo de medicamento, destacam-se o nonychosine, eugenol e […]

Converse com um dos nossos atendentes