A pele sensível, como o próprio nome já diz, apresenta uma maior sensibilidade a fatores externos, podendo ficar irritada e vermelha em diversas ocasiões, como após o contato com um perfume ou um produto de limpeza, o que não aconteceria com outros tipos de pele. Com ela, é preciso ter muito cuidado e, por isso, é importante dar preferência a produtos criados levando em consideração suas particularidades.
Produtos não específicos podem causar feridas na pele sensível
Usar qualquer tipo de produto na pele sensível tem riscos. “Se a pessoa não seguir os produtos indicados pelo dermatologista, ela pode deixar a pele vermelha, sentindo ardência e coceira. Pode agravar a saúde da pele, machucando-a, provocando descamação, pequenas feridas e até doenças de pele mais graves”, afirma a dermatologista Giselle Sanches.
Por outro lado, respeitar as orientações ajuda a fortalecer e a hidratar a pele sensível. “Quando o paciente opta por produtos adequados para a pele sensível, ele consegue mantê-la protegida de mudanças climáticas, raios ultravioleta e poluição, por exemplo, e deixá-la hidratada”, informa a médica.
Água dermatológica preserva o pH da pele
De acordo com a especialista, existem vários dermocosméticos seguros para a pele sensível: “Podem ser hidratantes sem parabenos, fragrâncias e conservantes, que geralmente vêm enriquecidos com prebióticos. Este tipo de hidratante tem ativo que não deixa enfraquecer a barreira boa da pele. Isso também vale para os sabonetes: suavidade é a palavra”.
Além disso, é importante investir em uma solução suave e não muito adstringente para retirar a maquiagem ou os resíduos acumulados na pele, o que ajuda a mantê-la saudável. Outra opção é o uso da água dermatológica, com propriedades calmantes, hidratantes e refrescantes e que ajudam a manter o pH da pele estável.
Foto: Getty Images