AchèAchè
search
Título

Pacientes com TOC podem desenvolver outras doenças, como a depressão?

Cuidados e Bem-estar
Segurança para o Paciente

19 de outubro de 2023

O transtorno obsessivo compulsivo, chamado também pela sigla TOC, é uma doença psiquiátrica que provoca pensamentos insistentes e o desejo quase incontrolável de realizar rituais, como checar dezenas de vezes se a porta de casa ou do carro está trancada. Quem é diagnosticado com TOC deve seguir o tratamento à risca, já que o distúrbio pode facilitar o desenvolvimento de outras doenças.
“É comum que os transtornos mentais (em especial o TOC) sejam acompanhados de outras comorbidades, principalmente psiquiátricas. Não é incomum que o paciente portador do TOC possa apresentar em sua vida episódios de depressão e outros quadros ansiosos, por exemplo”, afirma o psiquiatra Ricardo Torresan.  

Pacientes com TOC frequentemente têm depressão


De acordo com o médico, cerca de 80% a 90% dos pacientes com o transtorno obsessivo compulsivo apresentam um episódio depressivo ao longo da vida. Além da depressão, o risco é significativamente maior para distúrbios alimentares, fobias simples, fobia social, transtorno de pânico, transtorno de ansiedade generalizada e dependência de substâncias químicas.

O fator mais significativo para o surgimento de outra doença psiquiátrica é a própria incapacitação ocasionada pelos sintomas obsessivo-compulsivos. “Uma vez instaladas as obsessões e compulsões, o paciente experimenta fortes sentimentos de desgosto, angústia, desconforto e inquietação perante os pensamentos intrusivos e recorrentes e a necessidade de realizar comportamentos compulsivos na tentativa de neutralizar tais pensamentos”, explica a psiquiatra Mônica Melo.

Casos de TOC associados a outras doenças precisam de mais atenção


Geralmente, casos de
pacientes diagnosticados com mais de uma doença são mais graves e precisam de uma proposta mais ampla de tratamento, em comparação com os portadores de uma patologia isolada. A comorbidade acaba interferindo na evolução do transtorno obsessivo compulsivo, agravando o quadro.
“Pacientes com TOC e outras comorbidades, como depressão e transtornos de ansiedade, respondem melhor à associação do antidepressivo com a terapia cognitiva comportamental“, completa Mônica.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Vacina bivalente para a COVID-19: Vou precisar me vacinar de novo?

Desde que a vacina contra COVID-19 entrou no calendário de imunização, muitas dúvidas começaram a surgir, principalmente sobre qual a melhor indicação para cada público e a regularidade com a qual ela deve ser aplicada. Com a chegada da vacina bivalente, a situação não poderia ser diferente. Com essa atualização do imunizante, o principal questionamento […]

Artigos
Glaucoma: Doença silenciosa pode ser tratada com colírios ou cirurgia! Entenda!

O glaucoma é uma doença ocular que pode levar à cegueira de forma lenta e silenciosa. Como os sintomas de glaucoma costumam não ser percebidos pelo paciente, a maioria dos casos só é diagnosticada no seu estágio avançado. Por isso, é muito importante saber mais sobre essa condição e entender a maneira correta de preservar a saúde […]

Artigos
A importância da alimentação adequada e balanceada: Relação do intestino com a imunidade

Diante da pandemia de Coronavírus (COVID-19) temos diversos aspectos de nossas vidas afetados, principalmente em função do isolamento social necessário. Seja pelo teletrabalho, pela presença das crianças em casa, pelo distanciamento dos amigos e familiares, um novo modo de viver nos foi imposto e lidar com as mudanças de uma forma leve pode nos ajudar […]

Converse com um dos nossos atendentes