Você já ouviu falar em silicose? Trata-se de uma complicação respiratória que pode desencadear em uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Ela é causada pela inalação da sílica, mineral que é um dos principais elementos formadores de areia e de rochas e que pode afetar muitos trabalhadores da indústria extrativista. Segundo a Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, a estimativa do número de trabalhadores potencialmente expostos à poeira de sílica chega a 6 milhões de pessoas.
Atuar na mineração é um fator de risco para silicose
Gildasio P.C., morador de Pindobaçu (BA), entrou para as estatísticas em 2012, ao ser diagnosticado como silicose. “Pouco tempo antes de descobrir a doença comecei a sentir uma forte falta de ar“, lembra o baiano que trabalhava com mineração. “Logo procurei um pneumologista, que descobriu esse problema”, continua. 
Por causa do contato constante com o pó de sílica, que é tóxico, Gildasio foi afastado do trabalho e se aposentou por invalidez ainda jovem, com apenas 35 anos de idade. Foi instruído ainda a não praticar exercícios físicos que exigem esforço nem atividades intensas para não prejudicar o controle


