search
Título

Osteoporose: Um osso que se recupera de uma fratura fica mais frágil do que antes?

Doenças dos Ossos
Sintomas

19 de outubro de 2023

As principais causas da alopecia androgenética, mais conhecida como calvície, são a hereditariedade e alterações hormonais. É uma condição que é relativamente frequente na população, atingindo principalmente os homens devido à . Muitas pessoas acreditam que métodos feitos em casa podem impedir a queda e até promover o crescimento dos fios. Será que o uso desses remédios caseiros no tratamento da calvície pode trazer riscos à saúde?

Remédios caseiros podem causar alergias e queimaduras


A dermatologista Andrea Godoy afirma que tratamentos desse tipo podem provocar reações adversas. “O uso de métodos caseiros pode piorar o problema, causar alergias e até queimaduras”, alerta a médica. Como se trata de uma condição genética que é desencadeada pelos níveis hormonais no sangue, os remédios caseiros não são realmente eficazes.

A alteração hormonal no sangue favorece a atrofia dos folículos (bulbos) capilares. Com o tempo, os fios vão ficando mais finos e o cabelo vai ficando mais ralo, acelerando o processo. Outros fatores também podem contribuir para o desenvolvimento de calvície como a dermatite seborreica, estresse, distúrbios da tireoide, alimentação carente de vitaminas, o uso de certos medicamentos e a aplicação de produtos químicos.

Conheça o Cuidados Pela Vida

Tratamento da calvície irá depender da causa


“A eficácia do tratamento depende da causa, podendo compreender o uso de produtos tópicos, suplementos ou medicamentos via oral e via aplicação no consultório”, explica Dra. Andrea.
Alguns cuidados podem complementar o tratamento, como manter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, evitar banhos quentes e procedimentos capilares com produtos químicos fortes, como descolorações e alisamentos.
Alguns sinais podem indicar que a saúde capilar não vai bem. Notar que os fios caem em maior quantidade ou mais depressa em relação aos últimos meses, que o couro cabeludo está vermelho, arde e coça, que a produção de oleosidade está acima do normal e que há produção excessiva de caspa são alguns exemplos. Ao observar os sintomas, é fundamental procurar a ajuda de um médico dermatologista. 
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como a osteoartrite nas mãos prejudica a rotina do paciente?

A osteoartrite é uma doença que atinge as articulações do corpo, provocando um desgaste das cartilagens que as revestem e causando deformações nos ossos nos casos mais graves. Essas alterações ósseas são chamadas de osteófitos e são muito frequentes em casos de osteoartrite nas mãos. Trata-se de um problema que pode provocar um quadro de […]

Artigos
Quem tem osteoartrite deve evitar subir muitos lances de escada?

A cartilagem que reveste as superfícies das articulações tem como função evitar que haja atrito entre os ossos. No entanto, o desgaste das cartilagens provocado pela osteoartrite, uma doença degenerativa, leva a um quadro em que há uma progressiva diminuição do amortecimento do impacto produzido pelo movimento do corpo. Será que fazer esforço ao subir muitos […]

Artigos
Que desafios um idoso com osteoporose pode enfrentar durante o período de isolamento social?

As mudanças físicas e mentais impostas pela idade trazem uma série de dificuldades para os idosos e isso não é segredo para ninguém. No entanto, o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus pode aumentar ainda mais os desafios do dia a dia, especialmente para um idoso com osteoporose. Confira! Deixar de fazer exercícios […]

Converse com um dos nossos atendentes