AchèAchè
search
Título

Osteoporose: Ter a pele muito branca é um fator de risco para doença?

Doenças dos Ossos

Por

19 de outubro de 2023

A osteoporose se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea, o que faz com que os ossos passem a ficar ocos, finos e muito sensíveis, com elevados riscos de fratura. Diversos fatores contribuem para o desencadeamento da doença e um deles é a tonalidade da pele. Quanto mais clara ela for, maiores as chances da osteoporose se manifestar.

Vitamina D e cálcio contra a osteoporose


“A pele branca é um fator de risco para osteoporose. Tal relação pode estar associada ao menor nível sérico de vitamina D encontrado nessas pessoas com menos melanina”, explica o ortopedista Guilherme Falótico. Para indivíduos com pele clara, se torna, portanto, ainda mais importante buscar fontes dessa vitamina para evitar a doença.

O Sol é a fonte principal de vitamina D, mas ela também pode ser encontrada em alimentos como gema de ovo, peixes de água salgada e fígado. Outra substância muito importante para garantir o fortalecimento dos ossos e evitar a osteoporose é o cálcio. Ele está presente, principalmente, nos laticínios e, em menor quantidade, em algumas frutas, verduras, peixes e cereais.

Fatores de risco e prevenção para osteoporose


Além da pele branca e da deficiência em cálcio e vitamina D, há diversos outros fatores que se relacionam diretamente com a maior propensão em se desenvolver a osteoporose. “História familiar da doença, pessoas baixas e magras, asiáticos, deficiência na produção de hormônios, medicamentos à base de corticoide, heparina e no tratamento da epilepsia, imobilização e repouso prolongados, sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool, são outros exemplos”.

A prevenção da osteoporose pode ser, então, feita através da busca de hábitos saudáveis, tais como não fumar, não consumir bebidas alcoólicas em excesso, praticar atividades físicas regulares, realizar dieta rica em alimentos que contenham cálcio e expor-se de 20 a 30 minutos por dia à luz solar. “A reposição medicamentosa de cálcio e de vitamina D deve ser indicada em mulheres que não consigam obter níveis normais desses componentes de forma natural”, enfatiza.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como a osteoartrite nas mãos prejudica a rotina do paciente?

A osteoartrite é uma doença que atinge as articulações do corpo, provocando um desgaste das cartilagens que as revestem e causando deformações nos ossos nos casos mais graves. Essas alterações ósseas são chamadas de osteófitos e são muito frequentes em casos de osteoartrite nas mãos. Trata-se de um problema que pode provocar um quadro de […]

Artigos
Quem tem osteoartrite deve evitar subir muitos lances de escada?

A cartilagem que reveste as superfícies das articulações tem como função evitar que haja atrito entre os ossos. No entanto, o desgaste das cartilagens provocado pela osteoartrite, uma doença degenerativa, leva a um quadro em que há uma progressiva diminuição do amortecimento do impacto produzido pelo movimento do corpo. Será que fazer esforço ao subir muitos […]

Artigos
Que desafios um idoso com osteoporose pode enfrentar durante o período de isolamento social?

As mudanças físicas e mentais impostas pela idade trazem uma série de dificuldades para os idosos e isso não é segredo para ninguém. No entanto, o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus pode aumentar ainda mais os desafios do dia a dia, especialmente para um idoso com osteoporose. Confira! Deixar de fazer exercícios […]

Converse com um dos nossos atendentes