AchèAchè
search
Título

O tratamento medicamentoso contra puberdade precoce também pode ser utilizado em casos de endometriose?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

O tratamento medicamentoso contra puberdade precoce tem como objetivo principal controlar os sintomas desse quadro, mas também pode ser utilizado em outros contextos. Os casos de endometriose, por exemplo, também podem se beneficiar do uso de tais medicações, mesmo que se trate de um problema completamente diferente, normalmente conduzido por médicos de especialidades distintas. 

Utilização do tratamento medicamentoso em casos de endometriose


“O análogo de GnRH (aGnRH) é uma medicação que pode ser usada para o tratamento
tanto de puberdade precoce quanto de endometriose. A utilização dessa medicação para cada uma dessas patologias tem suas particularidades. As pacientes costumam ter boa resposta ao tratamento, porém são levadas a um estado de hipoestrogenismo, o que pode causar efeitos colaterais”, informa a ginecologista Fernanda Freire.

Segundo a especialista, esses efeitos colaterais seriam: fogachos (ondas de calor); secura das mucosas vaginais; diminuição da libido; insônia;  e até mesmo perda óssea, com o uso a longo prazo. Sendo assim, nos casos de uso mais prolongado do remédio pode ser indicada a administração de estrogênio em conjunto com o GnRH para prevenir esses efeitos.

“O GnRH é um hormônio liberado pelo hipotálamo, o qual estimula a hipófise (glândula que fica na base do cérebro) a produzir gonadotrofinas, LH e FSH. Esses hormônios, juntamente com os hormônios produzidos pelos ovários, coordenam o ciclo menstrual. O análogo de GnRH ocupa os receptores que seriam ocupados pelo GnRH, diminuindo, assim, a produção de gonadotrofinas, suprimindo a ovulação e diminuindo o estrogênio circulante. Dessa forma, não estimulam os focos de endometriose”, detalha a médica.

Efeito da medicação no quadro de puberdade precoce


No geral,
o tratamento medicamentoso em questão, no contexto da puberdade precoce, consiste na aplicação de injeções regularmente até que a criança atinja a puberdade de fato. A medicação consegue reprimir a liberação dos hormônios sexuais iniciada precocemente, permitindo, assim, que o paciente mantenha características adequadas à sua faixa etária por mais tempo.  

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A síndrome das unhas frágeis pode causar a perda de uma unha?

Unhas frágeis, debilitadas, finas, moles e com dificuldade de crescimento, essas são as características de uma condição chamada de síndrome das unhas frágeis (SUF). Trata-se de uma diminuição da resistência da unha, que pode ser ocasionada por fatores químicos, físicos ou por condições intrínsecas ao organismo, como doenças que impeçam a formação correta das unhas. […]

Artigos
Administrador carioca diminui crises do herpes-zóster e retorna para praia

O herpes-zóster é uma infecção frequentemente chamada de cobreiro. “É causada pelo vírus da varicela-zóster, que causa a varicela, também conhecida como catapora, e pode levar ao quadro de herpes-zóster no futuro”, afirma a dermatologista Juliana Jordão. Depois de uma crise, o vírus permanece alojado no corpo, como se estivesse adormecido, até voltar a desenvolver […]

Artigos
Saiba por que não é indicado oferecer sal a quem parece que vai desmaiar

Quem nunca colocou sal ou ouviu alguém dizer que vai colocar uma pitada do mineral embaixo da língua de alguém durante uma sensação de desmaio? Esse hábito, que parece ajudar e é muito comum, não é recomendado pela classe médica. “Mesmo que possa ter algum efeito positivo, ele pode demorar até um dia para entrar […]

Converse com um dos nossos atendentes