AchèAchè
search
Título

O que são sintomas obsessivos compulsivos? Como diferenciar do TOC?

Transtornos

Por Dr. Miguel Angelo Boarati

19 de outubro de 2023

Um homem que lava as mãos repetidamente, uma mulher que checa se trancou a porta de casa por mais de dez vezes ou uma criança que repete uma frase incessantemente. Situações como essas são exemplos das manifestações do transtorno obsessivo compulsivo, também conhecido pela sigla TOC.

Obsessões e compulsões

O TOC é um distúrbio psiquiátrico cujos sintomas são as obsessões e as compulsões. “Obsessões são pensamentos intrusivos que o paciente não é capaz de controlar. Já as compulsões são os comportamentos ou rituais que o paciente realiza para aliviar os pensamentos obsessivos”, afirma o psiquiatra Miguel Angelo Boarati.

A mente de um paciente com TOC é inundada, por exemplo, pela ideia de que ele será contaminado por vírus, bactérias e pela sujeira. Isso é a obsessão, que se transforma em compulsão a partir do momento em que o doente não consegue se controlar e passa a lavar as mãos repetidamente para se livrar do problema e eliminar a ansiedade e o estresse causados pela obsessão.

A diferença entre TOC e SOC

No entanto, é possível apresentar esses mesmos sintomas e não desenvolver a doença. É o que a Psiquiatria chama de sintomas obsessivos compulsivos, ou SOC, que são mais leves e se manifestam em boa parte das pessoas. É o caso das pessoas que checam, mas por poucas vezes, se o gás do fogão está desligado e se apagaram a luz ao sair de casa.

Nessas situações, os sintomas são considerados normais e parte da rotina, mas eles podem evoluir e interferir no dia a dia, se transformando no TOC. “Para ser TOC, o paciente precisa perder tempo significativo do seu dia com a realização dos rituais. Além disso, o paciente apresenta grande sofrimento e fica muito disfuncional”, diz o especialista.

Newsletter
Tags
psicologico
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Evite brigas! A importância de não discutir com um paciente com doença de Alzheimer

Ao descobrir que um idoso na família foi diagnosticado com a doença de Alzheimer, filhos, sobrinhos e outras pessoas próximas geralmente assumem o papel de cuidadores. No entanto, o dia a dia com a doença não é nada fácil. É importante prestar atenção ao horário dos remédios e às refeições e evitar ao máximo brigas com […]

Artigos
Doença de Alzheimer: como o cuidador deve lidar com o estresse durante o tratamento?

O paciente com a doença de Alzheimer depende de um cuidador, pois a doença o torna dependente e incapaz de realizar diversas atividades cotidianas por conta própria. Dessa forma, o cuidador tem uma função trabalhosa e de responsabilidade, que muitas vezes o esgota. Por isso, muitos desses profissionais acabam enfrentando momentos de estresse em sua função. Dicas para os […]

Artigos
Cuidados com a palavra: como aliviar o sofrimento de pacientes com Alzheimer?

A perda de memória recente típica da doença de Alzheimer traz muita inquietação aos pacientes. Acreditar no que os cuidadores e familiares dizem acaba sendo algo complicado e causa desgaste no relacionamento entre as partes. Por isso, é muito importante saber se comunicar para não causar atritos. “O manejo da palavra com pacientes com Alzheimer em algumas […]

Converse com um dos nossos atendentes