search
    Título

    O que são os triglicerídeos?

    Hipertensão

    Por

    Os triglicerídeos são um tipo de gordura importante para algumas funções do organismo. Eles funcionam como reserva de energia do corpo, com foco na saúde muscular, principalmente. São produzidos naturalmente pelo organismo e podem e devem ser obtidos por meio da alimentação.

    Função dos triglicerídeos

    “Triglicerídeos são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia, atuando como ‘combustível’ para os músculos. Quando comemos, nosso corpo converte todas as calorias não utilizáveis em triglicerídeos, os quais ficam armazenados”, informa a cardiologista Bruna Baptistini.
    Segundo a especialista, a utilidade desse armazenamento é reservá-los para serem utilizados em situações de necessidade, ou seja, quando o indivíduo estiver em estado de jejum prolongado ou com alimentação insuficiente. Contudo, nem sempre os triglicerídeos são benéficos à saúde. Em quantidades altas ou muito baixas, eles podem provocar consequências graves ao corpo.

    Perigo com os triglicerídeos altos e formas de evitar o problema

    Quando esse tipo de gordura não é utilizado (por falta de atividade física), ocorre um excesso que resulta em acúmulo na parede das artérias. Com isso, o sangue tem dificuldade para circular normalmente, o que aumenta o risco de complicações, como infarto e AVC.
    Caso o seu nível de triglicerídeos esteja alto, para normalizá-lo você deve buscar ter hábitos saudáveis de vida, com foco em uma dieta balanceada e prática regular de exercícios físicos. Isso porque o excesso de peso e o acúmulo de gordura abdominal são fatores de risco para o problema. O tratamento também pode exigir uso de medicação específica para baixar os índices, dependendo do grau de acometimento. Por isso, é fundamental se consultar com um médico, que vai apontar o melhor caminho para o tratamento.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes