AchèAchè
search
Título

O que é varicocele? Conheça os sintomas dessa doença que afeta homens

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Entre as muitas doenças que podem acometer a saúde do homem, uma das principais é a varicocele, principalmente em idosos: cerca de 40% dos pacientes que sofrem com a doença têm mais de 60 anos, de acordo com o Projeto Diretrizes, da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Mas, afinal, o que é varicocele? Quais são os sintomas dessa doença? O angiologista Lucas Rodrigues respondeu essas e outras perguntas. Confira!

Varicocele: o que é? É uma doença crônica? Conheça os sintomas!

De acordo com Dr. Rodrigues, a varicocele é um tipo de doença vascular que afeta a região íntima masculina. “O termo varicocele é utilizado para definir a insuficiência do sistema venoso testicular, ou seja, as veias que drenam o sangue do testículo tornam-se dilatadas e com refluxo, acumulando sangue no testículo em vez de conduzi-lo de volta à circulação sistêmica. Resumindo: são as varizes do sistema de veias dos testículos”, explica o angiologista. 
O médico afirma que a varicocele testicular costuma ser assintomática, mas alguns homens podem apresentar sinais: “O paciente pode sentir dor, peso ou inchaço na bolsa escrotal. No exame físico, muitas vezes, percebemos uma assimetria entre os testículos. Por se tratar de uma doença de evolução lenta e prolongada, que demanda cuidados específicos no longo prazo, podemos considerá-la como uma doença crônica”. 

Quem tem varicocele pode ter filhos? Como tratar?

Dr. Rodrigues explica que é possível estabelecer uma relação entre os sintomas de varicocele e a baixa fertilidade, embora seja algo percebido de forma tímida: “Em uma pequena parcela, a varicocele pode ser a causa de infertilidade (é considerada a principal causa reversível de infertilidade entre os homens)”. 
Ainda não foi possível delimitar grupos de risco para a doença, de acordo com o angiologista: “Ainda não está muito claro a real causa do surgimento das varizes no sistema venoso testicular, mas muito provavelmente há uma importante relação com alterações anatômicas da drenagem venosa ou mesmo alterações genéticas do paciente que levam a uma maior fragilidade destes vasos, levando mais facilmente à sua insuficiência”. 
O diagnóstico clínico da varicocele é simples e pode ser feito no consultório por meio do exame físico. O tratamento da doença é basicamente cirúrgico e existem dois métodos principais: a cirurgia de ligadura das veias doentes do sistema testicular e a embolização (via cateterismo) desses vasos. As duas técnicas têm se mostrado igualmente eficazes no propósito de recuperar a fertilidade e de resolver os sintomas. 

 

Dados do Projeto Diretrizes: http://www.projetodiretrizes.org.br/8_volume/40-Varicocele.pdf

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes